PUB

PUB

Acordo Ortográfico "bate" Record



Se tem comprado o jornal desportivo Record certamente que já reparou que utiliza uma linguagem de acordo com o novo acordo ortográfico. "Decidimos que a partir de 1 de Janeiro iríamos adoptar o novo acordo, para nos habituarmos às novas regras e habituarmos também o leitor", disse o director-adjunto da publicação. "Record atualiza-se – Estamos já a aplicar o Novo Acordo Ortográfico. Dada a complexidade da mudança, durante alguns meses utilizaremos nas nossas colunas a ortografia nova e a antiga, para o que pedimos a compreensão dos leitores", pode ler-se no jornal. Numa visita rápida pelas páginas do jornal dei de caras com algumas palavras que me pareceram no mínimo estranhas: atuação, exatamente, direto, tática, caráter, correta, objetivamente, entre muitas outras. Ainda não me habituei à ideia de escrever como os brasileiros, mas como não costumo ler jornais desportivos...


O Acordo Ortográfico foi aprovado em Dezembro de 1990 por representantes de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, porque Timor-Leste só aderiu em 2004, após a independência da Indonésia.
Para vigorar, tem de estar ratificado por um mínimo de três dos oito países, o que foi alcançado em 2006 com São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Brasil, seguidos de Portugal, em Maio.