PUB

Hora do Planeta 2009

Muitas cidades em Portugal juntar-se-ão a Sidney, Madrid, Copenhaga, Rio de Janeiro, Londres, São Francisco e Toronto para o apagão mundial de 28 de Março de 2009, entre as 20h30 e as 21h30.
Ao apagar as luzes dos seus monumentos mais emblemáticos, estas cidades pretendem lançar uma mensagem muito importante na luta contra o aquecimento global. Durante 60 minutos, Tomar deixará às escuras, ou sob a luz das estrelas, o Convento de Cristo, a igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Ponte do Flecheiro num gesto simbólico à escala mundial contra as alterações climáticas. Em Águeda, para além dos Paços do Concelho, o desligar das luzes estende-se às Piscinas Municipais, ao Mercado Municipal e ao Fórum Municipal da Juventude. Já na capital os monumentos que vão ficar às escuras são: Cristo-Rei, a Ponte 25 de Abril, o Palácio de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão das Descobertas, o Castelo de São Jorge, os Paços do Concelho, o Museu da Electricidade e o Centro Cultural de Belém.
A Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF que pretende mobilizar mil milhões de pessoas contra as alterações do clima. “O ano de 2009 é um ano crítico nesta questão, uma vez que é o ano em que 192 líderes mundiais, sob o apelo das Nações Unidas, se vão reunir numa Conferência sobre as Alterações Climáticas, em Copenhaga, no mês de Dezembro. Aí estará em preparação a assinatura de um novo acordo de substituição do Protocolo de Quioto, visando a adopção de medidas mitigadoras destas alterações do clima.”De acordo com a WWF, “esta iniciativa pretende mostrar aos líderes mundiais que o mundo está atento às medidas mitigadoras que vão sair desta cimeira e que todos estão comprometidos na luta contra as alterações climáticas.”A Hora do Planeta envolve cidadãos comuns, governos e empresas numa acção conjunta que pretende sensibilizar os menos atentos para os efeitos nefastos do aquecimento global.