PUB

PUB

O twitter num segundo

Aderi ao twitter recentemente. Pensei duas vezes em registar-me, porque já tenho várias redes sociais, desde hi5, passando pelo Facebook, até ao Myspace, muitas são as formas de comunicar e de estar em contacto com o mundo. Para quem não sabe o que é o twitter eu passo a explicar. O twitter é uma rede Social que permite que os usuários enviem actualizações pessoais com um máximo de 140 caracteres.

Tenho reparado que quase todos os jornais e revistas falam desta rede social. Na Visão é anunciado : "Siga-nos no twitter. Torne-se nosso seguidor e seja um dos primeiros a conhecer as capas, os temas e as notícias e iniciativas do nosso órgão de comunicação social." Ora, ser um dos primeiros é algo exclusivo, a que nem todos têm acesso. Mas pergunto: o twitter do Jornal de Notícias, da Visão, do Público, ou do Sol têm milhares de seguidores, como é que serei um dos primeiros a saber as notícias em primeira mão? No máximo saberei das novidades ao mesmo tempo que outros mil e tal twitters sabem. Assim deixo de ser o primeiro, o que já não me interessa.

Outro dos problemas desta rede social é o máximo de caracteres que se pode escrever. 140 é um número muito reduzido. Se por um lado leva-nos a treinar a prática de resumo, por outro lado, leva a que se escreva com abreviatura, para que caiba tudo nos 140 caracteres.

Já sabem da história da Alberta Marques Fernandes? Esta jornalista escreveu no twitter, enquanto fazia o noticiário em directo na RTPN, que lhe apetecia comer um amburger. O facto é que chegou à redaçcão um amburger pouco tempo depois. E já não é a primeira vez que estou a "twittar" e tenho actualizações da jornalista a dizer que está em directo e a escrever no twitter.

Não sei se me aguento muito tempo com o twitter em funcionamento. Fiquei revoltado por não ser o primeiro a saber das novidades da imprensa. Queria ter um exclusivo só para mim. Afinal, há publicidade enganosa, e num meio de comunicação social de destaque a nivel nacional. Ma podem ficar descansados que darei novidades acerca da minha continuação, ou não, no twitter...