PUB

PUB

ESTA ganha prémio de televisão

Três alunos de Comunicação Social da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), do Instituto Politécnico de Tomar, venceram o Prémio Nacional de Jornalismo Universitário (PNJU) na categoria de Televisão. Alison Silva, Nuno Pinto e Sara Pereira levaram o prémio com a reportagem “Por que votamos?”.

O tema do concurso – Direitos Humanos e Cidadania – serviu de mote para os três alunos de Jornalismo da ESTA, que optaram por produzir uma reportagem sobre a importância do voto. Questionaram abrantinos do meio rural e do meio urbano com o objectivo de compreender o que pensam sobre a sua participação em actos eleitorais. Para fazer o contraponto, a reportagem inclui também a opinião do actual presidente da Câmara de Abrantes, Nelson de Carvalho.

O concurso foi decidido por um júri constituído por Ricardo Costa e Carla Castelo, do canal de televisão SIC. Como prémio, cada um dos autores da reportagem premiada recebem um curso de televisão no Centro Protocolar de Formação Profissional de Jornalistas (Cenjor).

Esta foi uma iniciativa da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com a Youth Press Portugal. Como informam os organizadores, esta pretende "criar nos estudantes de jornalismo a dinâmica de produção de matérias socialmente relevantes para que no futuro, enquanto profissionais, trabalhem no sentido de despertar consciências. Para além disso é objectivo do evento proporcionar uma interacção efectiva entre profissionais e estudantes, bem como contribuir para o reforço das competências práticas que devem estar associadas a um ensino cada vez mais integrado, ou seja, aliança entre as componentes teórica e prática".
(na foto Sara Pereira e Nuno Pinto, dois dos participantes no projecto)