PUB

PUB

"O fabuloso destino de Amélie Poulain"

A convite de uma amiga escrevo o texto que se encontra em baixo. Se quiser pode/deve consultar o blogue onde está o post original - Aprendisses.

"Sem saber o que escrever, me aventuro num tema que não poderia ter sido o melhor. Um filme que vira "lição de vida". O filme que me marcou a adolescência. Falo de "O fabuloso destino de Amélie Poulain", de Jean Pierre Jeunet. A sua estreia data de 2001 e tem uma das actrizes que mais se tem destacado nos últimos anos, refiro-me a Andrey Tautou, a grande protagonista da história.

Numas férias em Lisboa, fui ver o filme ao cinema "Ávila". Estava nos últimos dias de exibição. Saí da sala sem saber o que dizer. Já na altura me lembro de pensar: "este é o filme da minha vida". Ainda com uns curtos 21 anos, acredito que será o filme que ficará marcado para sempre.


Jean Pierre conta a história de Amélie Poulain, uma menina que vive privada do contacto com outras crianças porque o seu pai considerava que ela tinha um problema cardiovascular. O seu coração batia velozmente quando ia fazer exames médicos, mas tudo não passava de se sentir intimidada por estar na presença do seu pai. Amélie cresce e assume a vida de adulta ao mudar-se para Paris e começar a trabalhar como empregada de balcão num café. É nesta altura que Amélie muda a sua vida e dos que a rodeiam. Pequenos gestos que fazem toda a diferença. Ajudar os mais próximos, fazer os outros felizes, e até encontrar um novo amor, fazem de Amélie uma figura encantadora, que deve servir de modelo de inspiração para o dia-a-dia. É aqui que reside a razão de existir desta crónica .

Quantos de nós não nos estamos sempre a lamentar da vida, que precisávamos de comprar mais isto e aquilo, que não somos felizes, que nos falta qualquer coisa...e afinal de contas temos uma casa, um tecto, uma família e amigos e tudo o mais a que não damos valor. São os pequenos gestos que fizeram a Amélie Poulan feliz e sentir-se concretizada. É esta a mensagem que gostaria de passar. Deixemo-nos de alimentar este consumismo desenfreado, o egoísmo que se apoderou de todos, o ego elevado de muitos e a má educação de outros tantos.

Fica a sugestão: "O fabuloso Destino de Amélie Poulan", um filme pra rir e chorar, mas principalmente, para crescer e aprender junto com a personagem."