PUB

PUB

Crónica sobre política


Quem vem frequentemente a blogue já percebeu que não gosto de falar de política. Pelo menos a este nível público, onde todos têm acesso. Sempre pautei pela reserva, por não falar de política, e doq eu lhe está associado, nem revelar o meu partido. Para vos ser sincero ainda ando à procura de um partido que me chame a atenção, que me prenda e com quem me identifique. E até hoje ainda não aconteceu. Tenho as minhas ideologias bem definidas, mas raramente as divulgo, até muitos dos mais próximos de mim não as sabem. Este facto tem uma explicação.

Hoje em dia as pessoas são postas de lado no dia a dia , ou pelo contrário, progridem na carreira à custa de politiquices, quase tudo está ligado à política e sem alguns saem a ganhar, existem outros a quem a sorte não beneficiou . Por isso existem cada vez mais os chamados "vira-casacas", que mudam constantemente de partido consoante lhes aprouver e for conveniente. É através da politica que surgem muitas guerras internas, pessoas que se conhecem há anos e se chateiam por causa da política...

Não vejo a política com bons olhos. Não quer isto dizer que não existem autárquicas e políticos competentes e capazes de gerar obra e riqueza - acredito que os há. Mas acredito mais nesta premissa a nível local/regional do que a nível nacional. Poucas são as pessoas candidatas a altos cargos políticos que não tenham o seu nome denegrido por uma qualquer polémica, por um qualquer problema que envolva dinheiro. Tenho votado sempre e considero que todos os cidadãos o devem fazer, mais do que um dever é um direito que nos assiste a todos. É, na democracia, um valor essencial e os valores de abstenção não deveriam ser tão elevados.

A política e alguns (a maioria) dos políticos devem repensar os cargos que ocupam e pensar que este pequeno país tem um grande potencial que pode e deve ser levado além fronteiras. Que tem grande potencialidades e que pode ser maior que alguns grandes países.