PUB

As minhas referências

Há um tempo atrás escrevi um comentário no blogue esquerdismos liberais onde falava sobre pessoas/personalidades públicas que servem ou serviram de referência.

Agora venho desenvolvendo mais o tema e falar de quem serve de referência para mim, para aquilo que faço diariamente.

O meu primeiro ídolo foi o Joaquim de Almeida, teria os meus 10 anos e a vontade de querer ser actor falou mais alto. Na altura o actor ainda passava mais tempo em Portugal do que agora mas já se encontrava no processo de internacionalização, dai o que fascínio.

Depois, alguns anos mais tarde, chegou a vez daquele que ainda é uma musa inspiradora. Sónia Tavares, a vocalista dos The Gift. Não é o meu ídolo, mas alguém de quem gosto muito como pessoa, como fonte de inspiração, como forma de bom gosto pela sua forma de ser, de se vestir e de cantar. Esta "paixão platónica" já dura à mais de dez anos e tenho cá para mim que não mudará tão depressa.

Muitas são as áreas em que tenho referências. Aqui ficam algumas delas:
No jornalismo gosto da Fátima Campos Ferreira, da Conceição Lino e da Judite Sousa.
Na literatura destaco o António Lobo Antunes, a Margarida Rebelo Pinto e o josé Eduardo Agualusa, o Valter Hugo Mãe e o Mia Couto.
Na moda Alexandra Moura, Storytailors e Dino Alves são os eleitos.
Na música além dos Gift, aprecio o trabalhos do Português Rodrigo Leão, David Fonseca, Susana Félix, entre muitos outros. Esta é a área em que mais tenho pessoas de referência.
Nas artes plásticas a Joana Vasconcelos
Na pintura Paula Rego

O melhor de tudo isto é que tenho o privilégio de falar frequentemente com algumas destas personalidades, de estar com elas e poder dizer o quanto me inspiram.