PUB

Nisartes 2010 não se realiza por falta de verba

A presidente do município de Nisa, Gabriela Tsukamoto, revelou que a edição deste ano da Feira Internacional de Artes Tradicionais (Nisartes) foi cancelada por falta de financiamento.
“Como é lógico, após a imposição de cortes orçamentais à câmara, eu não vou cortar no investimento, nem noutros custos de funcionamento. Portanto, decidimos que os cortes tinham que ser feitos na Nisartes”, alegou.

Segundo a agência Lusa, a autarquia tem uma dívida a curto prazo superior a dois milhões de euros. No que diz respeito à gestão do município, a autarca comunista explicou que em 2009 o custo total da Nisartes  foi próximo dos “600 mil euros”.

“Estas iniciativas têm custos, mas também têm muitas receitas para nós, para os agentes económicos locais e para a região”, observou.A autarca garantiu que o certame vai ser “repensado”, manifestando a esperança de, a curto prazo, “discutir com a oposição” o figurino a seguir para a feira, nomeadamente se a Nisartes deverá realizar-se “anualmente ou de dois em dois anos”.

O certame, promovido pela Câmara Municipal no Parque de Feiras da Zona de Actividades Económicas de Nisa, incluía mostras de artesanato e de produtos regionais, gastronomia e um vasto programa cultural.

A Nisartes tem ainda como objetivo a divulgação do artesanato de vários países e de todas as regiões de Portugal, mas sobretudo dos produtos artesanais de Nisa.