PUB

PUB

Cavaco Silva visita Sardoal em dia festivo

Cavaco Silva, Presidente da República, visitou o Sardoal no dia em que este comemorava o 479º aniversário da elevação a vila, por carta régia de 22 de Setembro de 1531.  Acompanhado por Maria Cavaco Silva (Primeira-dama), o Presidente inaugurou a unidade residencial para idosos Lúcio Serras Pereira, da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal. Ainda na vila, mas no Centro Cultural, o chefe de Estado participou na sessão comemorativa dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia, onde salientou a importância das instituições de apoio social, deixando um recado a pedir que o poder central, local e as instituições sociais dêem as mãos no combate à pobreza. Contudo, o Presidente da República frisou que a pobreza em Portugal “não é uma realidade sem remédio".


"Só agora", afirmou, "face ao aumento da pobreza e do desemprego, que atinge muitos milhares de portugueses, os agentes políticos reconhecem este papel das Misericórdias e reconhecem-no face ao aumento do desemprego, ao aumento da exclusão social e da pobreza, às situações de emergência e de novos pobres".

Ainda no Centro Cultural de Sardoal o chefe de Estado afirmou que "as autarquias precisam de criar condições para que os jovens não abandonem a sua terra". E acrescentou que os seus responsáveis "têm sobre os ombros a tarefa de reforçar a capacidade produtiva de cada concelho, em termos económicos, culturais e paisagísticos".

Texto e fotos de André Lopes