PUB

PUB

Uma semana em revista

Uma semana sem publicar nada no Circo Natureza e um turbilhão de acontecimentos que se sucederam em Portugal e no mundo. Destaco alguns:

Uma boa notícia foi a inauguração a 4 de Outubro do Centro de Investigação para o Desenvolvimento da Fundação Champalimaud liderada por Leonor Beleza. Dedicado à cura do cancro e às neurociências, o centro vai ter 350 a 400 cientistas de todo o mundo quando estiver a "todo o vapor" e atenderá cerca de 300 doentes por dia, porque junta investigação com atividade clínica (prevenção, diagnóstico e tratamento).

Comemorou-se o Centenário da República por todo o país. Sócrates e Cavaco Sílva falaram ao país, numa mensagem marcada de forma indelével pela crise. Mesmo assim, os portugueses festejaram e organizaram recriações históricas e debates interessantes.

O Nobel da literartura foi ganho, na quinta-feira, por Vargas Llosa, um peruano de 74 anos, considerado por muitos um dos escritores mais influentes da sua geração. Em Portugal foram traduzidos 21 livros de entre os quais "A Guerra do Fim do Mundo" (1984), "A cidade e os cães" (1977/2002) e "Diário do Iraque" (2007). Um prémio há muito merecido.

A Moda Lisboa terminou ontem a sua 35º edição. O Mercado da Ribeira serviu de cenário durante quatro dias, por onde passaram cerca de 40 mil pessoas, além dos 110 jornalistas estrangeiros e 450 portugueses. Maria Gambina encerrou esta edição da Moda Lisboa depois de ter estado algum tempo afastada das passerelles.

Ao que parece Cavaco Silva já anda em campanha sem ter anunciado a sua candidatura a Belém. Enquanto não o faz percorre o país de lés a lés a inaugurar escolas e outras instituições. É verdade que o Presidente da República sempre foi muito dado às causas sociais e a percorrer o país, mas nos últimos mêses tens-se esmerado demais, ou é impressão minha?

Na tv estreou um novo programa na tvi. Passado uma semana "A casa dos segredos" já lidera as audiências e as polémicas estão ao rubro. Mentiras, traições e muito jogo fazem parte deste novo tele-lixo de que é feito a tv nacional. A desligar.