PUB

PUB

Presidente da Câmara de Portalegre abandona funções

O presidente da Câmara Municipal de Portalegre, José Mata Cáceres, eleito pelo PSD, demitiu-se do cargo alegando razões de natureza pessoal. A decisão de cessar funções foi comunicada ao executivo em reunião de câmara ordinária na segunda-feira, 13 de Junho.

"Esta foi uma decisão muito ponderada e pensada de forma a não prejudicar a cidade e a garantir o bom funcionamento da autarquia", declarou Mata Cáceres, de 63 anos. O edil já tinha a saída do executivo preparada, mas aguardou o anúncio para depois das eleições legislativas. A perda da maioria absoluta neste seu terceiro e último mandato, mas também a necessidade de voltar à liderança das suas empresas ligadas ao sector agrícola, pesaram na decisão.

A presidência do município será agora assumida por Adelaide Teixeira, actual vice-presidente.  Casada, com três filhos, licenciou-se em Geologia e fez mestrado em Ciências da Educação. Antes de ser eleita leccionou no ensino secundário e na Escola Superior de Educação de Portalegre, onde coordenou o curso de Turismo

Mata Cáceres mudou o visual da cidade aproveitando as verbas do programa Polis. Destaca-se a requalificação do centro histórico, a construção do Centro de Artes e Espectáculos e a mudança dos serviços da câmara para a antiga fábrica de lanifícios.