PUB

PUB

11 artistas plásticos expõem na Barquinha

Vila Nova da Barquinha vai receber uma exposição ao ar livre com 11 esculturas de grande dimensão. As obras começam a ser instaladas no parque ribeirinho a partir de Setembro, num projecto que está a ser desenvolvido em parceria entre a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha e a Fundação EDP. 


As referidas peças foram concebidas propositadamente por 11 artistas plásticos portugueses que têm trabalhos desenvolvidos desde a década de 1960 até à actualidade. A mostra vai contemplar uma peça escultórica com três metros de altura, de Alberto Carneiro, uma estrutura com fitas de Joana Vasconcelos e trabalhos de Alexandre Barata, Ângela Ferreira, Cabrita Reis, Cristina Ataíde, Fernanda Fragateiro, Pedro Croft, Rui Chafes, Zulmiro de Carvalho e Carlos Nogueira.

Todos os anos serão acrescentadas novas peças de arte temporárias ou permanentes, criando uma nova dinâmica de forma a atrair os turistas que visitam a  região. Esta será também uma forma de conseguir uma maior ligação da vila ao rio, dando especial relevo à ligação de barco ao castelo de Almourol, a partir do parque das esculturas.
  
Este museu ao ar livre tem como curador o historiador de arte João Pinharanda. Com financiamento no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), o projecto, num investimento superior a 2 milhões de euros, inclui uma galeria de exposições, construída no piso térreo do edifício dos paços do concelho, que recentemente sofreu obras de remodelação. Conta ainda com um atelier de criação plástica, instalado na antiga Casa da Hidráulica, edifício que acolhe igualmente uma residência para artistas e onde funcionarão os serviços educativos.


Texto e foto: André Lopes