PUB

PUB

Maria Lucília Moita morre aos 82 anos

A pintora contemporânea Maria Lucília Moita faleceu ontem, dia 22 de Agosto. O corpo está em câmara ardente na Capela de Santana em Abrantes e o funeral realiza-se nesta manhã de terça-feira em Lisboa.

Maria Lucília Moita é pintora e poetisa, tendo sido várias vezes premiada na região. Nasceu em Alcanena em 1928, mas há 48 anos que reside em Abrantes, cidade que considera sua terra de adopção. A arte da pintora está representada em colecções nacionais e estrangeiras e actualmente tem quadros em exposição na Igreja do Castelo de Abrantes, na III antevisão do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes (MIAA) . 

Através de Protocolo, Maria Lucília Moita cedeu uma grande parte do espólio ao município de Abrantes - do qual fazem parte quadros a óleo, um vasto conjunto de desenhos e diversa documentação que enquadra a vida e a obra da autora.

Mariana Castro e Sílvio Santana filmaram um documentário sobre a pintora e poetisa designado “Maria Lucília Moita – Imenso Mundo de Dentro". Em Fevereiro deste ano foi distinguida por um Órgão de Comunicação regional como a Personalidade do Ano na área da Cultura.  


 Maria Lucília Moita na visita guiada à I Antevisão do MIAA