PUB

Barquinha Parque recebe 11 esculturas de artistas portugueses

O parque ribeirinho de Vila Nova da Barquinha vai acolher, até ao final de Outubro, 11 esculturas de artistas portugueses. A Câmara Municipal vai gastar mais de 900 mil euros, sendo o projecto financiado por 75,55% por um fundo do FEDER - Programa Operacional Regional Mais Centro.

O objectivo deste "Mercado das Artes" é transformar o Barquinha Parque num Pólo de atracção turística e cultural. Segundo o vereador do Município, citado pelo jornal O Mirante, pretende-se "fazer com que os 70 mil visitantes anuais do Castelo de Almourol passem primeiro pelo Barquinha Parque e que este espaço não seja só visitado pelas famílias ao fim-de-semana. Conta ainda atrair estudantes de artes plásticas de todo o país."

Vai ser criada uma loja de turismo, uma galeria de exposições e um atelier de criação plástica, instalado na antiga Casa da Hidráulica. Cada escultura vai custar cerca de 75 mil euros, sendo que uma obra de arte vai ser oferecida pela Fundação EDP, parceira no projecto. 

Como o Circo Natureza já tinha noticiado em Agosto passado, a colocação das esculturas estava prevista para Setembro, mas o peso e a grande dimensão obrigaram a que se adiasse para este mês de Outubro. 

Dos escultores que vão expor no Barquinha Parque constam nomes como Joana Vasconcelos, Alberto Carneiro, Alexandre Barata, Ângela Ferreira, Cabrita Reis, Cristina Ataíde, Fernanda Fragateiro, Pedro Croft, Rui Chafes, Zumiro de Carvalho e Carlos Nogueira. O curador deste "museu ao ar livre" é o historiador de arte João Pinharanda.