PUB

PUB

Escola Superior deTecnologia de Abrantes muda provisoriamente de instalações

A Câmara Municipal de Abrantes vai investir 875 mil euros na compra de um imóvel de cinco pisos situado no centro histórico da cidade, conhecido como edifício Milho, para proceder à transferência temporária da Escola Superior de Tecnologia (ESTA). O anúncio foi feito pela presidente da autarquia, Maria do Céu Albuquerque, numa conferência de imprensa realizada a 6 de Dezembro, que reuniu na mesma mesa o director da ESTA, Luís Ferreira, um grupo de empresários e representantes da Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém. 

O edifício situado a poucos metros dos Paços do Concelho, que vai ser adquirido ao Grupo Lena, vai servir para acolher as aulas teóricas e práticas dos cerca de 600 alunos da ESTA. 

A transferência está anunciada para dentro de três meses e vigora até que o novo edifício da ESTA, a instalar no Tecnopólo do Vale do Tejo, dentro de previsivelmente dois anos, seja uma realidade. “O investimento no novo edifício ronda os 9,5 milhões de euros e a sua concretização pode demorar cerca de dois anos, tendo em conta que o investimento a efectuar está condicionado a verbas provenientes do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN)”, disse a presidente da Câmara de Abrantes.

“Um prazo que não é compatível com as condições actuais a que estão sujeitos alunos, professores e auxiliares, num edifício bastante envelhecido e sem condições de conforto ou segurança”, referiu Maria do Céu Albuquerque, tendo acrescentado ser também necessário “libertar” o Convento de São Domingos para avançar com a primeira fase de instalação do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA). A autarca anunciou ainda que, “para o futuro”, o imóvel agora adquirido fica destinado a acolher um pólo de uma escola de Hotelaria e Turismo.