PUB

PUB

Abrantes recebe Index - Festival de Cinema e Experimentação

O Index - Festival de Cinema e Experimentação vai realizar-se de 30 de Março a 1 de Abril no Cine-teatro São Pedro, em Abrantes. O objectivo do festival é dar a conhecer a arte experimental em Portugal que “ainda não está muito desenvolvida", refere Andreia Carvalho Presidente da Vastaplateia. A organização do Index está a cargo da Vastaplateia, que iniciou funções a 6 de Dezembro de 2011, sendo este o primeiro evento que realiza. Esta Associação Cultural de Arte Experimental foi criada por um grupo de alunos da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), “mas é completamente desvinculada e autónoma da Escola”. 

Com um programa dedicado aos filmes nacionais experimentais mais recentes na competição nacional e também voltado para a produção de videoclips musicais experimentais e curtas de animação, com retrospectivas, workshops, exposições, concertos e instalações.

Programação
Dias 29 e 30 de Março: Workshop de Som: “SoundExperience”, com o formador Pedro Monteiro Gomes, em parceria com a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes.

Dia 30 de Março: Abertura oficial do festival, com concertos de Tiago Pereira e SAUR na Praça Barão da Batalha (21h30).

Dia 31 de Março: Início da competição de Cinema Experimental a decorrer no Cine-teatro de São Pedro, em Abrantes (11 horas). 

14h30 - Retrospectiva de Tiago Pereira.

16h15 - Emídio Buchinho: 30 anos de criação sonora.

21h30H– Concerto “ROTURAS” de André Natanael no Cine-teatro São Pedro. 

Dia 1 de Abril:
11h00 -Competição Vídeos Musicais.

11h15 - Competição Nacional de Curtas Experimentais.

12h00 – Retrospectiva de Edgar Pêra “Cine-Diários” por Rita de Freitas e Rita Sousa.

14h30 - Apresentação da Escola Superior Tecnologia de Abrantes, o curso de Vídeo e Cinema Documental por Margarida Gil e a disciplina de Cinema Experimental.

15h00 - Mostra de Curtas de Cinema Experimental dos Alunos de Cinema Experimental. 

16h00 - Entrega de Prémios e Menções Honrosas/Considerações Finais.