PUB

PUB

Cineasta Manoel de Oliveira homenageado em Abrantes


O realizador Manoel de Oliveira vai ser homenageado em Abrantes, dia 15 de Abril, no Cine-teatro São Pedro, sendo a homenagem integrada na inauguração da recém-criada delegação de Abrantes, uma estrutura que sucede ao Núcleo do Médio Tejo da Ordem dos Arquitectos.

Esta estrutura vê agora alargada a sua área de intervenção aos concelhos de Alter do Chão, Avis, Chamusca, Gavião, Golegã, Mora, Ponte de Sôr, Sertã e Vila de Rei, com novas competências e novos desafios.

Após a homenagem a Manoel de Oliveira, marcada para as 15h, será exibido um documentário intitulado “Oliveira, o Arquitecto”, da autoria de Paulo Rocha e datado de 1993. Filmado em sua casa, contando com a sua participação, este documentário é uma inspiração de vida para a profissão de arquitecto.

Foi ainda intenção da Delegação de Abrantes da Ordem dos Arquitectos associar a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) do Instituto Politécnico de Tomar ao evento. A Escola Superior de Abrantes possui  uma Licenciatura de “Vídeo e Cinema Documental”, curso único a nível nacional.

Programa:

15h00 Abertura da sessão: apresentação da Delegação de Abrantes

15h30 Mesa redonda:
Manoel de Oliveira, cineasta
João Belo Rodeia, presidente da Ordem dos Arquitectos
Nuno Portas, arquitecto [a confirmar]

16h30 Exibição do documentário OLIVEIRA, O ARQUITECTO (Paulo Rocha, 1993)

17h30 Porto de Honra