PUB

PUB

Festas de Abrantes 2012 - Conheça a programação


As Festas de Abrantes 2012, que vão decorrer de 14 a 17 de Junho, pretendem apostar no que se faz na região onde está inserida, não só a nível musical como em termos de artesanato, gastronomia e património.

Este ano a Câmara de Abrantes reduziu os dias de festa e mesmo com uma redução de 40% no orçamento face ao ano anterior, o município aposta cerca de 70 mil euros na realização das festas.

O primeiro concerto das Festa de Abrantes pertence à fadista Mariza, no Aquapolis (margem sul), no dia da cidade, 14 de Junho (22h30), numa homenagem ao fado, património imaterial da humanidade.

Como tem acontecido nos anos anteriores, pelo centro histórico vão estar três palcos. No Jardim da República, que acolhe também as tasquinhas, actuarão ranchos folclóricos e grupos de baile.Os outros dois palcos ficam situados nas Praças Raimundo Soares e Barão da Batalha.

A 14 de Junho, as cerimónias oficiais do dia da cidade começam às 10 horas, na Câmara Municipal de Abrantes. Pelas 15 horas os carrinhos de rolamentos vão passar por algumas ruas da cidade, desde o Alto de Santo António à Rua General Humberto Delgado. Mariza, fadista que mais tem levado o nome de Portugal ao exterior actua no Aquapolis, às 22h30.

No segundo dia de festa há espaço e tempo para outro tipo de músicas, mas mais uma vez o fado não foi deixado de lado e a fadista Dora Maria apresenta o seu concerto na Praça Barão da Batalha, pelas 21h30, seguindo-se, uma hora mais tarde, e na mesma Praça, o espectáculo dos Hollow Page. A animação prossegue na Praça Raimundo Soares com o concerto dos Funk You (23h30), dos Kwantta (00h30) e do DJ Tom (02h00). O Aquapolis recebe o concurso de saltos (hipismo), às 9 horas.

No dia 16 de Junho a banda The Joe´s apresenta-se na Praça Barão da Batalha, às 21h30, seguindo-se um concerto dos Kaviar, às 22h30. Por sua vez, a Praça Raimundo Soares recebe os The Scart (23h30) e a DJ Cherry Blossom Girl (00h30). Em termos desportivos este dia é dedicado ao rio com o festival de canoagem no Rio Tejo (9h30), com a 5ª edição "Águas Abertas", a decorrer no Aquapolis (margem sul), pelas 15 horas, e com um concurso de caça ao pato, às 17 horas. No centro histórico de Abrantes decorre o Downhill Urbano, a partir das 14 horas.

O último dia dos festejos leva à cidade de Abrantes o concurso de saltos (hipismo) na margem sul do Aquapolis, às 9 horas, sendo a tarde dedicada aos jogos com o Torneio de Xadrez (14 horas), nos Claustros do Convento de S. Domingos. O Torneio de Sueca tem lugar no Jardim da República, também pelas 14 horas. Às 22 horas, a Orquestra Ligeira do Exército actua na Praça Barão da Batalha.

O artesanato vai deixar o Largo 1º de Maio e passará para outros espaços. No Mercado Criativo ficará o artesanato tradicional, enquanto o artesanato urbano ocupará as ruas do centro histórico.

O coração das Festas será o centro histórico onde alguns edifícios comerciais devolutos serão transformados em galerias de arte. Durante os quatro dias de festa o edifício da antiga "Foreva" acolhe uma exposição designada "Mãos de Arte" e o edifício da Caixa Geral de Depósitos acolhe rendas de bilros. Haverá um workshop de escrita criativa pela jornalista Patrícia Fonseca, a decorrer na Biblioteca Municipal, das 14h30 às 18h. A Galeria de Arte acolhe uma exposição da artista Ana Vidigal.

Foto: Câmara Municipal de Abrantes