PUB

Presidente da República inaugurou o Parque de Escultura Contemporânea Almourol em Vila Nova da Barquinha

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, foi ontem, 6 de Julho, apupado por um grupo de populares que se concentrou junto ao Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha, onde inaugurou o Parque de Escultura Contemporânea de Almourol.

As cerca de três dezenas de pessoas, que foram mantidas afastadas da comitiva presidencial, exibiam cartazes com palavras de ordem contra a falta de médicos nos centros de saúde da região, a privatização da água e dos CTT e o encerramento de serviços públicos.
  
Cavaco Silva, inaugurou, às 19 horas, no edifício dos Paços do Concelho, a galeria do Parque, onde assistiu a dois pequenos filmes da autoria do realizador Abílio Leitão, alusivos à concretização do Parque de Esculturas, com depoimentos dos artistas e responsáveis pelo projecto.

Numa visita marcada por forte presença policial e de seguranças, o Presidente percorreu o Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha acompanhado por Maria Cavaco Silva, pelo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas e pelo presidente de Vila Nova da Barquinha, Miguel Pombeiro, parando junto de cada uma das 11 esculturas de artistas portugueses contemporâneos. A "Companhia XPTO" fazia pequenas representações teatrais em cada escultura.

Alberto Carneiro, Ângela Ferreira, Carlos Nogueira, Cristina Ataíde, Fernanda Fragateiro, Joana Vasconcelos, José Pedro Croft, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, Xana e Zulmiro de Carvalho são os artistas com peças instaladas na paisagem, num projecto que junta a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha e a Fundação EDP.

A festa de inauguração terminou com um espectáculo ao ar livre da Orquestra Ligeira do Exército, com fogo sincronizado.