PUB

PUB

11º Feira Nacional leva doçaria tradicional a Abrantes

Doceiros de todo o país vão reunir-se em Abrantes para divulgarem os seus doces tradicionais e conventuais na 11ª edição da Feira Nacional de Doçaria Tradicional. Este evento irá adoçar o Centro Histórico de Abrantes entre os dias 26 e 28 de Outubro.
 

Para marcar o arranque desta iniciativa, será realizado, no dia 20 de Outubro, o Mercado de Doces Tradicionais. Já na sua segunda edição, este mercado pretende recordar e valorizar alguns bolos tradicionais dos vários lugares e aldeias do concelho de Abrantes que o tempo e os modos de vida afastaram do quotidiano.   

Bancas com filhoses, ferraduras, broas, bolos de noivos, cavacas, pão-de-ló, sonhos, bolos cozidos à porta do forno, licores, mel, marmeladas, compotas e doces vão invadir a Praça Barão da Batalha, entre as 10h e as 17h. Caso as condições climatéricas não o permitam, a iniciativa será transferida para o Mercado Criativo de Abrantes. A animar a feira estarão alguns grupos etnográficos do concelho de Abrantes.

Também o Centro de Transferência de Tecnologia Alimentar participará na Feira Nacional de Doçaria Tradicional. O INOV’LINEA pretende realizar provas de produtos, nos dias 27 e 28 de Outubro. O objectivo é dar apoio aos pequenos negócios alimentares que podem desta forma conhecer a opinião do público sobre os seus produtos. Em cada dia o INOV’LINEA colocará 6 artigos à prova, para que os visitantes da feira possam analisar e avaliar as características como a consistência, a doçura, o aspecto e o gosto.

Esta edição da Feira Nacional de Doçaria Tradicional é organizado pela TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, numa parceria com a Câmara Municipal de Abrantes.