PUB

PUB

Valter Hugo Mãe e Gastão Cruz finalistas do Prémio PT

A 10ª edição do Prémio Por­tu­gal Tele­com de Lit­er­atura em Lín­gua Por­tuguesa tem dois escritores por­tugue­ses entre os 12 final­is­tas. Pela primeira vez na história do prémio, os con­cor­rentes foram avali­a­dos e vota­dos sep­a­rada­mente, em três cat­e­go­rias: poe­sia, romance e conto/crónica.

Entre os 12 final­is­tas do prémio estão os por­tugue­ses Val­ter Hugo Mãe, com o romance “A máquina de fazer espan­hóis” e o poeta Gastão Cruz com “Escarpas”.

Os quatro livros finalistas da categoria poesia são: "Escarpas", do poeta português Gastão Cruz; "Vesúvio", da brasileira Zulmira Ribeiro Tavares; "Da arte das armadilhas", de Ana Martins Marques; e "Junco", do artista plástico também brasileiro Nuno Ramos, vencedor do Prémio Portugal Telecom 2009, com "Ó".

Na categoria romance, o estreante Bernardo Kucinski, com seu primeiro romance "K." está ao lado do também brasileiro Michel Laub, com "Diário da queda"; Julián Fuks, com "Procura do romance" e o português Valter Hugo Mãe, com "A máquina de fazer espanhóis".

Para completar a lista de finalistas, quatro escritores de contos: Dalton Trevisan, com "O anão e a ninfeta"; Sérgio Sant"Anna, com "O livro de Praga"; João Anzanello Carrascoza, com "Amores mínimos" e Evando Nascimento, com "Cantos do mundo".

Os vencedores serão anunciados em novembro, em São Paulo. O vencedor em cada categoria recebe um prémio de 50 mil reais (19,4 mil euros), assim como o Grande Prémio Portugal Telecom 2012.

O Prémio Por­tu­gal Tele­com de Lit­er­atura está inserido nas comem­o­rações do Ano de Por­tu­gal no Brasil e do Brasil em Por­tu­gal 2012/2013. Na edição do ano pas­sado, “Pas­sageiro do fim do dia”, de Rubens Figueiredo foi a obra vence­dora, seguida de “Uma viagem à India” de Gonçalo M. Tavares, e de “Minha Guerra Alheia” de Marina Colasanti.

(Fotografia de Adriano Miranda)