PUB

PUB

Tomar volta ao passado com a Festa Templária

A Festa Templária decorre em Tomar entre os dias 23 e 26 de Maio, uma iniciativa que conta com a participação e colaboração de diversas associações, da população e dos visitantes que queiram associar-se

A abertura oficial da Festa Templária está marcada para quinta-feira, 23 de Maio, às 18h00, na Praça da República, mas antes, pelas 9h00, tem lugar o seminário "As Reconstituições históricas e Produtos Turísticos", no Instituto Politécnico de Tomar. Pelas 21h a Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira actua na Praça da República. 

No dia 24 de Maio, o destaque vai para o cortejo das escolas de Tomar entre a Rua Serpa Pinto, Praça da República e Castelo de Tomar, pelas 14h30. No Cine-teatro Paraíso é exibido, a partir das 16h30, o filme para crianças sobre a "Ordem do Templo", e às 19h a Tuna "Cavaleiras de Sellium" do Instituto Politécnico de Tomar actua na Praça da República. Na Praça da República, pelas 21h00, há teatro e às 22h00 actua a Sociedade Filarmónica Paialvense Manoel de Matos. 

Para sábado, 25 de Maio, está marcado a partir das 9h00, um percurso pedestre dos Templários a partir da Praça da República, com ateliers para crianças no Jardim do Mouchão e visitas culturais à Casa Vieira Guimarães. Às 15h00, a Tuna Templária do Instituto Politécnico de Tomar actua na Praça da República, decorrendo várias iniciativas de animação de rua (gaitas de foles, caixas de guerra, tambores, artes de fogo, malabarismos, andas, entre outros elementos) por todo o centro histórico. Pelas 21h00, tem lugar um cortejo nocturno entre a Igreja Santa Maria do Olival; Rua de Santa Iria, Rua Marquês de Pombal, Rua Serpa Pinto, Praça da República, Rua Infantaria 15, Avenida Cândido Madureira, Castelo de Tomar e às 23h23 é levada a cena a Peça de Teatro "O Tesouro Templário" do Grupo "Fatias de Cá" na Praça da República.
 

No domingo, 26, o destaque vai para a actuação do rancho do CIRE, às 11h00, na Praça da República e, a partir das 14h30, realizam-se jogos tradicionais dinamizados pelo CALMA no Jardim do Mouchão, onde actua a Banda Republicana Marcial Nabantina. A tarde continua a ser dedicada ao teatro, destacando-se, às 17h17 a Peça de Teatro "O Nome da Rosa " pelo Grupo de Teatro "Fatias de Cá" no Convento de Cristo. O encerramento da Festa Templária acontece às 23h00, na Praça da República.