PUB

PUB

Pomonas Camonianas recriam ambiente medieval em Constância



 A 18ª edição das Pomonas Camonianas, que decorre nos dias 8, 9 e 10 de junho, em Constância, junta no programa os “Encontros de Cantar Diferente”, inauguração de exposições, danças renascentistas e um mercado quinhentista. 


No sábado, dia 8 de junho, será inaugurada, pelas 16h, a exposição “Levitar – Design e Crafts”, de Marta Mariano, seguido da animação do Grupo Moviritmo, composto por alunos da Escola Básica e Secundária Luís de Camões de Constância, junto à Estátua de Camões. Pelas 21h30, o Jardim-Horto de Camões recebe o mesmo Grupo Moviritmo para o espetáculo “Uma Noite no Oriente”, recriando o ambiente, a música e as danças da época em que Camões viveu na Índia. 

O segundo dia das Pomonas Camonianas começa com o Mercado Quinhentista, às 15h, enquanto o Anfiteatro dos Rios serve de palco dos “Encontros de Cantar Diferente”, às 22h, que este ano terá a presença de Pedro Barroso, Pedro Mestre, Miguel Calhaz e António Pinho Vargas. 

O centro histórico da vila vai acolher, no dia 10 de junho, entre as 10h e as 19h, a Feira de Antiguidades e Velharias, local de venda de raridades, objetos de valor, peças de coleção ou simplesmente peças antigas. Pelas 11h será inaugurada, na Casa-Memória de Camões, a Mostra Documental “O Espólio de Joaquim dos Mártires Neto Coimbra”, local onde haverá a conferência “Arquivo Municipal de Constância – Memória para o Futuro”. O evento termina com a Cerimónia de deposição de uma coroa de flores no Monumento a Camões, com declamações e danças renascentistas. 

À semelhança dos anos transatos, alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Constância, vão estar trajados a rigor, representando figuras alusivas à época.