PUB

PUB

Maria Lucília Moita recordada pelo filho em exposição de fotografia e pintura


Até ao dia 26 de julho, a Galeria Municipal de Arte tem patente uma exposição que mistura fotografia e pintura. “da mãe”, da autoria de Miguel Simão, é uma homenagem à sua mãe, a pintora contemporânea, Maria Lucília Moita (1928-2011). 

No catálogo da exposição, o autor fala da sua progenitora como sendo “uma mulher sábia, com a sua silhueta negra a destacar-se no branco das Carreiras, onde tantas vezes ia pintar”. Da casa da pintora, refere: “A salinha, esse espaço seu, aberto a sul e a poente. Era onde voltava sempre ao cair do dia, para se deixar envolver por uma luz de fim de tarde”. Do mar, a pintora tinha “fome e sede”, era um local de quietude e imensidão. 

O autor nasceu em Lisboa, em 1959, e atualmente vive em Abrantes. Desde os tempos do liceu que Miguel Simão mostrou interesse pela fotografia. Em abril de 1982, a revista “Nova Imagem” dedicou-lhe seis páginas com fotografias e um artigo do crítico João Lopes, intitulado “Elogio do Fragmento”. Desde 1992 até aos dias hoje expõe com regularidade em várias galerias do país. 

A Galeria está aberta de terça a sábado, da 10 às 12h30 e das 14 às 18h30. “É um tempo para aprendermos a escutar, a reencontrá-la de um outro modo”, assim escreveu o autor da exposição.