PUB

PUB

Até 6 de Outubro é possível habitar numa escultura em Vila Nova da Barquinha

O Parque de Escultura Contemporânea Almourol, em Vila Nova da Barquinha, vai acolher, entre 15 de julho e 6 de Outubro de 2013, a escultura habitável de cortiça Shelter by GG, criada pela escultora Gabriela Gomes.
Esta obra de arte ficará instalada no prque ribeirinho com cerca de 7 hectares, onde existem esculturas ao ar livre, espaços lúdicos para as crianças e percursos ribeirinhos, tudo enquadrado numa área de prado natural a escassos metros do Rio Tejo.
 
O Município de Vila Nova da Barquinha desafia o público a vivenciar a escultura e nela pernoitar, por 45€ por noite, para duas pessoas (pequeno almoço opcional não incluído – 3€ por pessoa), podendo ser reservado por quem o desejar. As reservas podem ser feitas no Posto de Turismo de Vila Nova da Barquinha, ou através dos telefones 916910739 e ou 915081737.

Shelter ByGG é um projecto da criadora Gabriela Gomes que traz para o espaço público um objecto escultórico habitável. Esta ideia vai ao encontro da linha de trabalho da autora que tem como marca característica "converter objectos escultóricos em objectos de design", transformando-os em produtos do quotidiano.

Com Shelter byGG, Gabriela Gomes propõe a criação de um módulo habitável, convidando a dormir numa escultura instalada no espaço púbico. O módulo terá um quarto duplo com WC integrado, pensado para o conforto e a privacidade dos utilizadores. A componente estética não fica esquecida e é um dos pontos fortes deste projecto.
 
Trata-se de um objecto experimental que cruza a escultura, o design e a arquitectura, desafiando novas experiências de espaço e questionando relações de fruição artística e de habitação. Desta forma Shelter byGG conjuga conceitos plásticos com a funcionalidade, a sustentabilidade, a partir de uma instalação, uma espécie de "casulo/quarto".

O Shelter é caracterizado por dois arcos que se interceptam formam uma área de 2,30m por 6,45m, espaço que contempla um hall, um quarto e um WC com duche. Construído em cortiça nacional, o projeto está orientado para o turismo eco-sustentável.

40 Pequenos painéis solares, que se adaptam à curvatura da estrutura e possibilitam que a luz eléctrica funcione com baterias ligadas a estes painéis, e lâmpadas de tecnologia LED são alguns dos outros elementos que reforçam o conceito sustentável do Shelter.
A mobilidade, associada à característica temporária da instalação, torna-o um “objecto itinerante”, estreado na Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura.

Fotos - Direitos Reservados