PUB

PUB

Festival Estátuas Vivas (2013) em Tomar recria clássicos da literatura portuguesa


O IV Festival de Estátuas Vivas está de regresso a Tomar entre os dias 13 e 15 de Setembro, reunindo 44 artistas que vão recriar 20 clássicos da literatura portuguesa. 

Ilha dos Amores, evocada n’ ”Os Lusíadas”, de Luís de Camões, o Mostrengo idealizado n’ ”A Mensagem”, de Fernando Pessoa, a “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto, o “Sermão de Santo António aos Peixes”, do padre António Vieira, o “Jardim sem limites”, de Lídia Jorge, ou “Memorial do Convento”, de José Saramago, são algumas das recriações em destaque neste festival.

A edição deste ano traz algumas novidades, entre elas a iniciativa “Cultura de Faca e Garfo”, que promete trazer referências gastronómicas da literatura portuguesa para a mesa de 23 cafés e restaurantes de Tomar. Está marcado também o regresso do concurso de fotografia.

Este ano são esperadas cerca de 100 mil pessoas no Festival que percorre grande parte da cidade de Tomar, entre a capela de Santa Iria, o jardim da Várzea Pequena, a Corredoura, as arcadas dos Paços do Concelho, o Castelo Templário e o Convento de Cristo.

As ‘estátuas vivas’ representarão os seus quadros entre as 17h30 e as 19h30 nos dois últimos dias do festival, e ainda das 22h00 às 24h00 na noite de 14 de Setembro.

O público é, mais uma vez, convidado a votar no seu quadro favorito, sendo os vencedores anunciados na Praça da República, às 20h00, a 15 de Setembro. A participar extra-concurso está António Santos, que em 2012 bateu o record mundial de imobilidade em suspensão, e volta a Tomar para representar-se a si próprio - Staticman, personagem central do romance "Jardim sem limites", de Lídia Jorge.

A abertura do Festival Estátuas Vivas 2013 é feita na manhã do dia 13 de Setembro pelos Madonnari Street Painting, de Nápoles, Itália, que vão elaborar uma pintura 3D no chão, em frente à igreja de São João Baptista. À noite chegam as ‘estátuas vivas’ à Praça da República, com a reposição de algumas das melhores performances da edição anterior.

No centro histórico da cidade, oito artistas vão dar vida a sete cenas do quotidiano medieval, com a presença de todos os participantes premiados em 2012, dispersos por Almourol, Dornes e Tomar.

Nas manhãs de Sábado e Domingo, o Mouchão será palco para as “Histórias aos Quadradinhos”, com 20 jovens oriundos das escolas tomarenses a inspirarem-se num clássico da literatura universal, “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll.

Foto por André Lopes