PUB

PUB

Pintura de Joaquim Carvalho no Centro Cultural de Sardoal

As "Intemporalidades" de Joaquim Carvalho estão patentes até ao dia 11 de Janeiro de 2014 no Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, através de quadros de pitura e uma instalação. Na inauguração da exposição, que decorreu no passado dia 22 de Novembro, o autor afirmou que, para esta mostra, pensou "em pedra basilares da nossa identidade, obras e pessoas importantes que fizeram com que chegássemos ao que somos, nos dias de hoje, enquanto povo".

Algumas personalidades históricas são retratadas nas intemporalidades, como é o caso de D. Nuno Álvares Pereira, Fernando Pessoa, Pedro e Inês de Castro. Acerca da instalação, o artista explicou o seu significado: "caminho que todos nós percorremos, com várias encruzilhadas mas, no final, com linhas retas e claras."

Joaquim Carvalho, o autor da exposição, nasceu em 1953, em Sátão, distrito de Viseu e atualmente vive, trabalha, estuda e exerce a sua atividade artística em Lisboa. Os primeiros passos na arte foram dados na Iniciação Vocacional pós-infantil e adolescente, em Desenho e Pintura (experiências suspensas prematuramente).

Entre 1987 e 1988 frequentou as Oficinas de Pintura e Desenho da Ar.Co. e, em 1989, fez um Curso de Serigrafia. Expõe, tanto a nível individual como coletivo, desde 1989, editou livros sobre a poesia e pintura e colabora frequentemente com publicações temáticas.