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"Observador", o novo diário online




O novo diário digital "Observador" deverá começar a sua edição até ao final do primeiro semestre de 2014, confirmou à agência Lusa José Manuel Fernandes, que assumirá o cargo de 'publisher' da nova publicação. O jornalista David Dinis, até agora editor de política do semanário "Sol", vai ser o diretor do novo diário, enquanto o historiador Rui Ramos será coordenador do Conselho Editorial e Diogo Queiroz de Andrade será o director criativo. 

Por detrás deste novo media digital está um conjunto de 12 investidores. Entre eles encontram-se António Carrapatoso, Alexandre Relvas, João Talone, António Pinto Leite, Filipe de Botton e Luís Amaral - um empresário radicado na Polónia, onde detém a maior empresa grossista daquele país, a Eurocash, que comprou em 2003 à Jerónimo Martins -, que será o maior acionista individual. 

O "Observador"  já tem uma página online de apresentação , onde se assume como "um meio de comunicação digital que nasce sem os condicionamentos do papel e assume o seu caráter inovador" e como um projeto "independente, fruto de um novo grupo de comunicação que é 100% português e tem visão global". 
 
O desejo de lançar uma nova marca de informação suscitou ao longo do último ano várias reuniões com consultores, tanto da área financeira como da área editorial, para desenhar os possíveis modelos a adotar.

O formato de diário em suporte digital foi uma das apostas mais consensuais, não só pela estrutura de custos mais ligeira que lhe estará associada, mas também por ser direcionado para plataformas que acompanham as novas tendências de consumo de informação.