PUB

PUB

“À Mesa em Mação – Carta Gastronómica” vence prémio mundial

Os prémios mais relevantes da gastronomia mundial foram conhecidos no final de Janeiro e entre eles encontram-se dois gastrónomos portugueses. Armando Fernandes, autor do livro "À Mesa em Mação – Carta Gastronómica", e David Jesus, chef no restaurante Belcanto foram duas das personalidades destinguidas pela  Academia Internacional de Gastronomia, que reuniu em Assembleia Anual em Paris.

 "À Mesa em Mação", da autoria de Armando Fernandes com edição da Câmara Municipal de Mação, ganhou o Prémio de Literatura Gastronómica – Prix de la Littérature Gastronomique, tendo impressionado “os jurados pela profundidade do estudo gastronómico-social-antropológico de grande valor científico e cultural”, segundo informação da Academia Portuguesa de Gastronomia.

Lançada em Julho de 2012, a Carta Gastronómica é um importante documento que compila, num livro, os sabores e saberes de sempre da gastronomia do Concelho de Mação. Resulta de um acurado trabalho de pesquisa, junto da população, sobretudo dos habitantes mais antigos, fonte privilegiada de saber, com o intuito de perceber o que se comia antigamente no dia-a-dia, nos dias de festa, através da recolha de muitas dezenas de receitas de norte a sul do Concelho.

Este livro surgiu como uma necessidade no sentido de contribuir para a nossa identidade como território e, acima de tudo, como uma forma de preservar aquilo que os nossos antepassados criaram, desde as penelas de barro ou ferro com os produtos que tinham à sua disposição. Produtos que o nosso território nos dá: aquilo que semeamos, plantamos e colhemos nas hortas, mas também os animais que criamos, que sempre criámos porque esta região o permite.

Para Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação, “este é um momento de enorme orgulho e extrema satisfação para Mação e todos os Maçaenses. Quem conhece a nossa gastronomia conhece indiscutivelmente a variedade, riqueza e unicidade de sabores que oferece. Este é, sem dúvida, um reconhecimento justo de um intenso trabalho de pesquisa, de infinitas conversas com os mais antigos, aqueles que realmente sabem as verdadeiras e autênticas receitas do passado que fazem da nossa gastronomia uma gastronomia ímpar. Sentimos o conforto de estarmos a contribuir de alguma forma para mais uma afirmação, embora já sobejamente reconhecida, da fantástica gastronomia portuguesa.”

Além dos dois portugueses, o Chef Grant Achatz, “um dos mais prestigiados chefs dos EUA e do mundo", venceu o Grande Prémio de Arte da Cozinha.