PUB

PUB

Castelo de Almourol em fase de requalificação para acolher eventos culturais

O Castelo de Almourol e toda a sua envolvência estão a sofrer obras de requalificação e musealização, anunciou a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha à agência Lusa. Os trabalhos serão concluídos entre Maio e Junho do presente ano e incluem a conservação das muralhas, ameias e torre de menagem, a requalificação da ilha envolvente e o acesso ao castelo, assim como  a manutenção das espécies autóctones e acessos pedonais ribeirinhos. A intervenção do castelo tem um custo de cerca de 40.000 euros e a comparticipação de 85% pelos fundos comunitários.


Em declaração à Lusa, o presidente da Câmara da Barquinha, Fernando Freire (PS), anunciou que o interior do castelo terá capacidade para a realização de eventos culturais, com vista a atrair mais turistas. Está também prevista a aquisição de uma escultura para ser colocada no interior do castelo. O ajuste directo, no âmbito do Projecto de Musealização do Castelo de Almourol, foi realizado a 3 de Outubro passado entre a autarquia e o escultor lisboeta Rui Sanches.

O Município tem ainda a intenção de ligar materialmente o Castelo de Almourol e o Parque de Escultura Contemporânea de Almourol, um parque ribeirinho com 11 esculturas de artistas portugueses.