PUB

PUB

Centro Cultural de Sardoal acolhe exposição de Maria Conceição Pires Coelho

“Retratos e Paisagens de uma Época”, patente no Centro Cultural de Sardoal até 30 de Março, tem quadros em desenho, acrílico, pastel de óleo ou pintura, obras que já estiveram expostos em museus e colecções particulares um pouco por todo o mundo.

Os quadros de pintura de Maria Conceição Pires Coelho são um reflexo do trabalho da pintora ao longo dos anos: de 1954 a 2014. Na inauguração da exposição, a 21 de Fevereiro, o Presidente da Câmara Municipal de Sardoal, António Miguel Borges, revelou que grande parte do espólio de Maria Conceição Pires Coelho foi doado ao Município e que é intenção ter um espaço próprio onde possa ser visitado o acervo da artista.

A pintora nasceu na Ilha de São Miguel, Açores, mas as raízes familiares ligam-na ao Sardoal: o seu avô paterno, João Pires Coelho, era natural de Cabeça das Mós.  Licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa e Doutorada em História de Arte pela Universidade Católica de Milão, Maria Conceição Pires Coelho começou por expor, em 1954, na Galeria Domingues Alvarez, no Porto, e já participou em exposições em homenagem a Fernando Namora, David Mourão-Ferreira, Luís Dourdil e Amália Rodrigues, por todo o país. “