PUB

PUB

Galeria Municipal de Abrantes recebe exposição “Gravura: a oficina, a técnica e o impressor”

Até ao próximo dia 5 de Dezembro, a Galeria Municipal de Abrantes - quARTel – tem patente ao público a exposição “Gravura, a oficina, a técnica e o impressor”, de Tomás Dias. A mostra reúne um conjunto de trabalhos (48) deste técnico de gravura, que já viu passar pela sua prensa criações de nomes das artes plásticas a nível nacional e internacional como Siza Vieira, Júlio Resende, Lima de Freita, Graça Morais, entre muitos outros e que podem agora ser apreciados nas paredes da Galeria de Arte de Abrantes.


O visitante poderá igualmente ter contacto com a oficina, instalada no espaço da exposição, para interagir com o processo da técnica de gravura. Pode observar a prensa, a mesa de trabalho, instrumentos e produtos utilizados nesta atividade.

Tomás Dias pretende com esta mostra interagir com o público, pelo que vai dinamizar um Workshop de iniciação à gravura no dia 29 de Novembro. Na ocasião, serão partilhados alguns dos segredos desta arte, desde a "gravação" de uma imagem sobre uma chapa de cobre, ao processamento dessa matriz e à reprodução de cópias – um processo inteiramente artesanal, pelo qual os participantes terão a oportunidade de executar uma gravura. As inscrições (limitadas) podem ser feitas até dia 15 de novembro, para o telefone 241 331 408. O preço da inscrição é de 10 euros.

Tomás Augusto de Sousa Dias é técnico e impressor de gravura, serigrafia e litografia em pedra. Fundou a sua própria oficina de gravura e serigrafia e é monitor de gravura e litografia em pedra e professor de gravura, serigrafia e offset.