PUB

PUB

José Luís Peixoto no Museu Municipal Carlos Reis em Torres Novas


O escritor José Luís Peixoto vai estar no sábado, dia 8 de Novembro, no Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, a pretexto do seu último livro Galveias (Quetzal), editado no passado dia 10 de Outubro. A sessão desenrola-se a partir das 18 horas, onde o autor terá oportunidade de explicar este seu “regresso” a casa: “Galveias é bastante especial para mim porque é a vila onde nasci, passei a minha infância e adolescência.” O livro retrata a ruralidade portuguesa, uma realidade que atravessa o país e que, em grande medida, contribui para traçar-lhe uma identidade mais profunda.

José Luís Peixoto tem 40 anos e uma já vasta obra literária que se reparte pelo romance, poesia e teatro, tendo averbado importantes prémios literários, entre os quais o prémio José Saramago, em 2001, e o Prémio Libro d' Europa, em Itália, em 2013. França, Itália, Bulgária, Turquia, Finlândia, Holanda, Espanha, República Checa, Roménia, Croácia, Bielorrússia, Polónia, Brasil, Grécia, Reino Unido, Estados Unidos, Hungria e Israel são alguns dos países onde os seus romances foram publicados.

Em 2013 José Luís Peixoto publicou o livro Dentro do Segredo, relato de uma viagem à Coreia do Norte, numa das raras entradas admitidas pelo regime coreano a cidadãos ocidentais. Daí que o país mais fechado do mundo seja também habitual tema de conversa entre o escritor e os leitores.