PUB

PUB

Sardoal assinala “Dia Mais Curto do Ano” com quatro curtas-metragens

No dia 21 de Dezembro, o dia mais curto do ano, o Município de Sardoal volta a associar-se à Agência da Curta Metragem para apresentar a festa da curta-metragem, denominada “O Dia Mais Curto”. O evento, que nasceu em França em 2011 e chegou ao nosso país pela primeira vez há um ano atrás, será celebrado em simultâneo em dezenas de países de todo o mundo.

O fenómeno astronómico, conhecido como solstício de inverno, que decorre a 21 de dezembro e que corresponde ao dia mais curto do ano, inspirou a ideia de se utilizar este dia para a promoção das curtas-metragens, incentivando-se à realização de sessões públicas em diversos locais. À iniciativa aderiram 21 concelhos de todo o país.

Desta forma, o Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, apresentará nesse dia, pelas 16 horas, a sessão “Um Natal dos Diabos!”, uma série de divertidas curtas-metragens onde não faltam o Pai Natal, as renas, os presentes e a árvore de Natal, e onde o humor desenfreado e a subversão andam à solta, sem nunca perder de vista o espírito natalício! Na tela passarão quatro filmes: “Informação de Longa-Distância” de Douglas Hart; “Rare Exports INC” de Jalmari Helander; “The Bloody Olive” de Vicent Bal e “Há Pânico na Aldeia - O Tronco de Natal” de Vincent Patar e Stéphane Aubier. A entrada é livre, mas sujeita ao levantamento de bilhete. 

Abrantes, Albufeira, Barcelos, Coimbra, Faro, Funchal, Guimarães, Lisboa, Madalena, Oeiras, Paredes de Coura, Ponta Delgada, Ponte de Lima, Porto, Setúbal, Tavira, Trofa, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão e Viseu são os locais que vão participar na festa da curta-metragem exibindo uma selecção de produções nacionais e internacionais, para adultos e crianças.