PUB

PUB

Livro do projecto “A poesia não tem grades” vai ser apresentado em Tomar

O livro “O lado de dentro do lado de dentro” vai ser apresentado na Biblioteca Municipal de Tomar no próximo dia 19 de Fevereiro, pelas 21 horas. Trata-se de uma colectânea de originais de diversos autores cujas vendas revertem para suportar o projecto “A Poesia não tem grades”, uma iniciativa de intervenção artística em ambiente prisional que é desenvolvida há mais de dez anos pelo tomarense Filipe Lopes.
O livro, que inclui textos em prosa, poesia e também fotografia, resulta do desafio lançado a um conjunto de autores: Afonso Cruz, Alice Vieira, André Gago, Catarina Fonseca, Cristina Silveira de Carvalho, Delmar Gonçalves, Filipa Leal, Frederico Fezas Vital, Helder Moura Pereira, Inês Fonseca Santos, Joaquim Cardoso Dias, José Carlos Barros, José Mário Silva, Nuno Garcia Lopes, Pedro Paulo Câmara, Richard Zimler, Samuel Pimenta, Rowan Schelten e Duarte Belo.
Tomar será o segundo lugar a receber esta obra (que apenas será vendida nas sessões de apresentação e através da internet), apenas um dia depois do lançamento oficial em Paço de Arcos. O livro, aliás, tem uma relação muito próxima com o concelho: a paginação foi feita pela designer Catarina Ribeiro e entre os autores conta-se o escritor Nuno Garcia Lopes.
O projecto “A Poesia não tem grades” existe desde 2004 e tem sido realizado no terreno por Filipe Lopes, num trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, nos últimos anos, de forma inteiramente voluntária, contando com o apoio institucional da Direcção Geral da Reinserção e dos Serviços Prisionais.
Em 2015, apesar de continuar sem apoios financeiros, o projecto pretende aumentar fortemente a sua intervenção, passando de menos de duas dezenas de sessões anuais para cinquenta, incluindo também uma vertente formativa que pretende formar voluntários que possam intervir localmente e de forma continuada.

A venda de “O lado de dentro do lado de dentro” ajudará a minimizar os custos operacionais e a manter esta iniciativa que procura colocar em contacto com a literatura e a arte uma população habitualmente afastada destas temáticas mas que pode encontrar na reclusão um espaço para a renovação pessoal através da leitura e da própria escrita, criando condições para que uma futura reinserção esteja mais facilitada.

Se quiser saber mais sobre este projecto ou encomendar o livro, pode consultar o site www.apoesianaotemgrades.pt.