PUB

PUB

Sardoal: Programação da Semana Santa 2015

A imponência da celebração da Páscoa e da Semana Santa em Sardoal deixa todos os habitantes da vila e do concelho com orgulho. As cerimónias religiosas são uma das muitas atrações que o Sardoal oferece nesta altura do ano juntamente com um programa complementar de exposições, concerto de piano e passeio pedestre. O programa religioso, que começou em março com a Procissão dos Passos do Senhor e a Procissão dos Ramos, tem o seu expoente máximo entre os dias 2 e 5 de abril.

Sardoal - Secretário de Estado da Cultura na Semana Santa

Jorge Barreto Xavier, secretário de Estado da Cultura, descolar-se-á ao Sardoal no dia 2 de abril, Quinta-feira Santa, no âmbito das celebrações da Semana Santa e Páscoa neste concelho.
O secretário de Estado da Cultura será recebido nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara, Miguel Borges, às 14 horas, seguindo-se uma visita ao património local, no qual se incluem as capelas e igrejas da vila decoradas com tapetes de flores naturais, e a outros pontos de interesse como, por exemplo, os Quadros do Mestre de Sardoal e o Oratório de Arte Namban.

Procissão dos Fogaréus decorre em ambiente místico

É num ambiente de fé e tradição que decorre a Procissão do Senhor da Misericórdia (ou Fogaréus), na Quinta-feira Santa, 2 de abril, pelas 21h30, em Sardoal. Esta Procissão realiza-se com a iluminação da rede pública desligada nas principais ruas da vila. O ambiente místico é acentuado pela luz das velas, archotes e candeias que iluminam o percurso, assim como pelas marchas fúnebres interpretadas pela Filarmónica União Sardoalense.

Refira-se que nesta Procissão podem ser apreciados os ricos painéis, provavelmente do século XVIII, pertença da Misericórdia, representando Cenas da Paixão. Os painéis originais podem ser vistos na Igreja da Misericórdia, uma vez que, por motivos de segurança e preservação, integram a Procissão réplicas destas obras.

No dia 3 de abril tem lugar a Procissão do Enterro do Senhor, às 19h30, e no Domingo de Páscoa, às 10 horas é levada a efeito a Procissão da Ressurreição.

 Igrejas e capelas enfeitadas

É com grande empenho que a comunidade sardoalense trabalha na decoração das Igrejas e capelas do concelho, elaborando tapetes feitos à base de pétalas de flores e verduras naturais com desenhos alusivos à Semana Santa e Páscoa.

Entre Quinta-feira Santa, 2 de abril, e Domingo de Páscoa, 5 de abril, o chão destes templos reflete o talento de muitas pessoas, que durante a noite e madrugada de quarta-feira trabalham com devoção.
Esta é uma tradição cultural, que envolve não só católicos, mas também agnósticos, não-praticantes ou de outras convicções religiosas, de várias idades e classes sociais, e que se julga ser única no país. A sua origem remonta a um passado longínquo, sabendo-se que já existia com grande esplendor no século XIX.

Os enfeites na vila são efetuados nas igrejas da Misericórdia e do Convento de Santa Maria da Caridade e nas capelas de S. Sebastião, Espírito Santo, Nossa Senhora do Carmo, Santa Catarina, Sant’Ana e Senhor dos Remédios, que estarão abertas nos seguintes horários: Quinta-feira Santa, das 14h às 23h; Sexta-feira Santa, das 10h às 23h; sábado e domingo, das 10h às 21h.

Desde o ano passado que esta tradição se estendeu às capelas e igrejas fora da vila de Sardoal, que também estarão enfeitadas. A Câmara Municipal disponibilizará transporte para visitar estes templos nos dias 3, 4 e 5 de abril, com partida do Centro Cultural Gil Vicente, às 15 horas.























Passeio Pedestre "Caminhos de Fé"

No âmbito do programa complementar da Semana Santa 2015, a Câmara Municipal de Sardoal promove, no sábado, dia 4 de abril, um Passeio Pedestre sob o lema “Caminhos de Fé”. Este passeio irá levar os participantes a uma visita às capelas e igrejas enfeitadas nas paróquias de Alcaravela e Santiago de Montalegre. Com um percurso a pé de aproximadamente 10 km, o passeio tem início às 8h30, na Praça da República, seguindo pelas localidades de Casos Novos, Presa, Vale de Onegas, Panascos, Santiago de Montalegre e Mivaqueiro.

O reforço é oferecido pela Associação de Amigos de Santiago de Montalegre. Uma parte do percurso será feita de autocarro pelo que as inscrições são limitadas a 50 lugares. A participação neste passeio de dificuldade média é gratuita, mas sujeita a inscrição, que pode ser feitas no Posto de Turismo de Sardoal, através do tlf. 241 851 498 ou pelo email: turismo@cm-sardoal.pt.

Exposições na Semana Santa

Para além das manifestações religiosas, três exposições irão estar patentes ao público durante a Semana Santa de Sardoal. Desta forma, uma exposição alusiva aos tapetes de flores, com trabalhos elaborados pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Sardoal, estará patente no “Cá da Terra”, no Centro Cultural Gil Vicente.

O átrio da Casa Grande acolherá, entre 2 e 5 de abril, uma instalação denominada “PISCIS”, da autoria dos alunos do Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Produção Artística para a Conservação e Restauro. Esta instalação é, também ela, uma homenagem à tradição secular e com características únicas da decoração do chão das Capelas e Igrejas do Concelho.

Na galeria do Centro Cultural Gil Vicente mantém-se até 26 de Abril a mostra de obras da autoria do reconhecido artista Nadir Afonso. Esta exposição integra 24 trabalhos (15 telas e 9 guaches) de grande valor e interesse artístico.




Música e Teatro completam programa da Semana Santa 
 
A Câmara Municipal de Sardoal promove um conjunto de eventos de cariz cultural com o intuito de complementar o programa religioso da Semana Santa neste concelho.

Desta forma, O GETAS subirá ao palco do centro Cultural Gil Vicente na Sexta-feira Santa, dia 3, para apresentar a sua mais recente produção teatral “A Mosqueta”, que estreou em 27 de março.

O Centro Cultural Gil Vicente recebe no Domingo de Páscoa, dia 5 de abril, pelas 16 horas, um concerto de piano intitulado “Fantasia Romântica” pelos pianistas Isabel Dombriz e Pedro Mariné. As entradas são gratuitas.


Também pelo GETAS, será apresentada, pelo quinto ano consecutivo, a peça de Teatro de Rua - “A Paixão de Cristo”, recriando ao vivo o percurso de Jesus Cristo a caminho do Calvário. Trata-se de uma grande produção, que envolve várias dezenas de figurantes, e que vai ser levada a efeito no Sábado Santo, dia 4. A recriação, com início às 15h30m, terá um cortejo pela Av. Luís de Camões e Rua 5 de Outubro, terminando com a cena da crucificação.