PUB

PUB

Festas do Concelho de Constância 2015 - Programação

As Festas do Concelho de Constância 2015, que decorrem de 4 a 6 de abril, têm este ano como destaques musicais D.A.M.A., Tiago Bettencourt e Mundo Segundo (Dealema) + Sam The Kid.

Durante os três dias de festa, pelos palcos da vila vão ainda passar as bandas Dimprovizo, Miguel Maat, Remédiu Santu, The Peakles (Tributo ao Beatles), Ricardo Rebelo, Toc’&Foge e animação de
rua com Drama.


A tradicional tarde de folclore terá lugar no domingo, 5 de abril, com a presença do Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Malpique – Constância, do Rancho Folclórico de Torres Novas e do Rancho Folclórico de Linhaceira - Tomar.

Paralelamente à animação, integram as festas do concelho, uma Mega Aula de Zumba, a XXVI Mostra Nacional de Artesanato, a IX Mostra de Doces Sabores, Saberes e Sabores do Concelho, as tasquinhas típicas, diversas exposições, a chegada das embarcações a Constância e um espectáculo piromusical.

Também as ruas floridas serão, uma vez mais, motivo de grande interesse, resultado de um trabalho colectivo levado a efeito pelos moradores, pelas escolas e por várias instituições do concelho. Este ano, há um destaque especial para o significativo aumento do número de ruas floridas.

Ponto alto dos festejos serão as cerimónias religiosas que têm lugar no dia do Concelho, segunda-feira de Páscoa (6 de abril), das quais se destacam a Missa Solene, a Procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e as Bênçãos dos Barcos nos rios Tejo e Zêzere e das viaturas na Praça Alexandre Herculano.

Segundo a autarquia, o custo das festividades ronda os 100 mil euros.

Grande Prémio de Atletismo da Páscoa
Integrada no programa das festas, realiza-se no sábado, dia 5 de Abril (11h15), mais uma edição do Grande Prémio de Atletismo da Páscoa, pretendendo a organização completar, este ano, as 750 inscrições (número limite).

A melhor marca da prova, na distância de 10 quilómetros, foi alcançada em 2004, por Delfim Conceição, que fez o tempo de ‘29:37 minutos. Se este tempo for superado, o autor da proeza leva consigo um prémio de 500 euros. Em femininos, o melhor tempo pertence a Marina Bastos (‘33:42). As inscrições dos atletas devem ser feitas no site da xistraca (www.xistarca.pt) e custam cinco euros. Para moradores, a participação é gratuita. Há ainda uma caminhada de 10 quilómetros, e também, em termos desportivos, no âmbito do programa das festas, destaque ainda para uma aula de zumba, no sábado, às 16 horas. No domingo realiza-se um evento ‘strongest man’.

De Punhete a Constância
As festas de Nossa Senhora da Boa Viagem têm, pelo menos, 300 anos. O documento mais antigo existente acerca das festas remonta ao século XVIII, 1788, no tempo em que Constância ainda era Punhete, localidade que detinha um dos mais importantes portos fluviais do país.

Depois da Páscoa, os marítimos agradeciam a Nossa Senhora da Boa Viagem as graças recebidas durante esse ano e, ao mesmo tempo, pediam protecção para o resto do ano, até à Páscoa seguinte. Um ritual que fazia parar Punhete, ano após ano.

Foi já no século XX, em 1986, que às festas de Nossa Senhora da Boa Viagem se juntaram as festas do concelho, figurino que se mantém há 30 anos e, em 1992, foi introduzido o cortejo fluvial, entre Tancos e Constância, bem como a procissão, momentos que visam perpetuar uma das tradições religiosas mais antigas da região.