PUB

PUB

Sardoal recupera tradição da Festa do Espírito Santo (Bodo)

O Sardoal recebe no próximo Domingo, dia 24 de Maio, a Festa do Espírito Santo (ou do Bodo), uma das mais antigas manifestações religiosas do Concelho. A festividade vai passar a ter um carácter bienal enquadrando-se na estratégia do Município Sardoalense em preservar as tradições concelhias enquanto património intrínseco da personalidade colectiva.

Segundo um comunicado da autarquia, "a realização desta festa remonta a um passado muito longínquo, sabendo-se que antes de 1470 já se realizava. Em 1935 sofreu um interregno, tendo sido retomada pela Câmara Municipal e pela Paróquia em 1995, numa perspectiva mais vasta, moderna e de defesa dos valores culturais do Concelho, mas por motivos vários voltou a ser interrompida, tendo-se realizado pela última vez em 2008."

Programa: 
A Festa do Espírito Santo realiza-se 50 dias após a Páscoa e integra missa ao ar livre, realizada na Praça da República, pelas 11 horas, com Guarda de Honra prestada pelos Bombeiros Municipais e pela Filarmónica União Sardoalense. Finda a missa, pelas 12 horas, terá lugar a Procissão até ao Convento de Santa Maria da Caridade. Nesta Procissão participam vinte jovens vestidas de branco, enquanto símbolo de pureza, que transportam à cabeça os tabuleiros com o pão benzido na Eucaristia. Estas jovens diferenciam-se pelas cintas coloridas que envergam, existindo quatro cores, uma por cada freguesia do Concelho. Outros figurantes envergando trajes usados no Sardoal, em finais do século XIX, também integram o Cortejo.

A Procissão culminará com um almoço convívio no Largo do Convento de Santa Maria da Caridade, que contará com a actuação da Filarmónica União Sardoalense.

A Festa do Espírito Santo é organizada pela Câmara Municipal de Sardoal e pela Paróquia de São Tiago e São Mateus, contando com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal, Juntas de Freguesia do Concelho, Bombeiros Municipais, Guarda Nacional Republicana e associações concelhias.