O 35.º Festival Nacional de Gastronomia, que decorre até 2 de novembro, na Casa do Campino, em Santarém, convida o público a “Descobrir Santarém enquanto prova Portugal”.

A Praça do Petisco é uma das novidades desta edição, que vai poder encontrar no Centro do Claustro da Casa do Campino. De modo a recuperar a tradição do Festival Nacional de Gastronomia, esta Praça do Petisco apresenta cinco tasquinhas que vão servir petiscos de diversas regiões do País. Neste local, o visitante pode ainda degustar os petiscos servidos nas Tasquinhas, bem como alguns dos muitos produtos em exposição nos stands dos Agro-produtos – outra grande aposta deste Festival, tornando este espaço um grande mercado de sabores.
O espaço das arcadas da Casa do Campino vai estar este ano exclusivamente ocupado por produtores, incluindo uma área para vinhos, instalada em colaboração com a AMPV – Associação dos Municípios Produtores de Vinho, enquanto o artesanato vai estar numa tenda gigante que faz a ligação entre a zona das bilheteiras e a entrada da Casa do Campino.

O Festival Nacional da Gastronomia nasceu em 1980 e é considerado um dos principais certames gastronómicos nacionais.
Organizado pela Viver Santarém EM em parceria com a Camara Municipal de Santarém (CMS) e Entidade regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR).
A entrada no certame mantém o preço de dois euros, enquanto as cadernetas de 10 bilhetes custam 15 euros e vão estar à venda no Complexo Aquático, Posto de Turismo de Santarém e Secretariado do Festival, na Casa do Campino. Nos dias 26, 27 e 28 de outubro a entrada é gratuita, das 12h00 às 15h00.
O horário do certame funciona de domingo a quinta-feira, das 12h00 às 00h00 e à sexta-feira e sábado, das 12h00 à 01h00.