PUB

PUB

Golegã - Ópera na Igreja Matriz por músicos da Escola Superior de Música de Lisboa

A Fundação Inatel, a Associação Cultural Cantar Nosso e a Câmara Municipal da Golegã apresentam a Opera “Dido e Eneias”, de Henry Purcell, dia 18 de outubro, pelas 16 horas, na Igreja Matriz da Golegã. A entrada é livre.

Com um elenco constituído por profissionais formados pela Escola Superior de Música de Lisboa, direção musical e encenação de Sílvia Mateus e ao piano Francisco Sassetti, a apresentação conta com a participação do Coro Polifónico da Golegã dirigido pelo maestro José Dias.

O argumento é baseado no canto IV da Eneida, escrita entre 30 e 19 a.C., onde o escritor descreve as origens e o crescimento do império romano. O libreto é de Nahum Tate.

Nos versos de Virgílio, depois de Eneias ter deixado Troia na sua passagem por Cartago, conta-se a paixão entre Dido, Rainha de Cartago e o herói troiano Eneias, cuja qualidade dominante é a reverência pelos Deuses a par de um profundo respeito filial pelo culto dos antepassados. Os amantes acabariam afastados por um pedido que Jarbas rei da Mauritânia, fez a Júpiter, depois de ter sido rejeitada por Dido, a ordem de Eneias deixar Cartago. Eneias obedece assim às ordens de Júpiter e vendo a frota partir, Dido põe fim à vida.