PUB

PUB

Tomar - Dia de Cidade com homenagens e um vasto programa cultural

As comemorações do Dia de Tomar vão decorrer este ano entre os dias 26 de fevereiro e 5 de março, com destaque para o dia 1, em que se celebram os 856 anos da fundação do castelo templário por D. Gualdim Pais.


Dia de Tomar com programa especial

A 1 de março, o programa comemorativo começa às 8h30 com o tocar dos sinos no Convento de Cristo. Às 9h15 haverá hastear das bandeiras na Praça da República e deposição de flores na estátua de D. Gualdim Pais, seguindo-se a sessão solene da Assembleia Municipal, no Cineteatro Paraíso.

Assim, será atribuída a medalha de honra do Município a José Cristóvão, João Mendes Godinho Júnior (este a título póstumo) e Inês Pedrosa; a medalha municipal de valor e altruísmo (grau ouro) a Diamantino dos Santos, Luís Vasco e Augusto Tamagnini (os dois últimos a título póstumo); a medalha municipal de valor desportivo (grau ouro) a Ana Rente e a Nuno Merino; e a medalha municipal de mérito (grau ouro) a quatro colectividades centenárias: Sociedade BRM Nabantina, Sociedade Filarmónica Payalvense Manoel de Mattos, União de Tomar e Sporting de Tomar.
À tarde, decorrerá a Sessão solene do 94.º aniversário dos Bombeiros Municipais de Tomar, no decorrer da qual será também homenageado o antigo comandante Joaquim Patrício, com a medalha municipal de mérito (grau prata). O dia conta ainda com actividades desportivas e culturais na cidade e no Convento de Cristo.

Programa diversificado 

O programa completo começa na sexta-feira, dia 26 de fevereiro, com a primeira peça da Mostra de Teatro Concelhia em vários espaços do complexo da Levada.

No sábado, dia 27, a partir das 9 horas, decorrerá mais uma ação cívica de limpeza do Aqueduto dos Pegões. Às 15 horas, na Rua Marquês de Pombal, os Bombeiros Municipais de Tomar vão realizar um simulacro. Pelas 17 horas, no Moinho da Ordem (na Levada, com entrada pela rotunda Alves Redol), será lançado o livro “Guia do Convento de Cristo” de Luiz Maria Pedrosa dos Santos Graça, um dos livros dedicados a Tomar a serem apresentados por estes dias. 

Na terça, dia 1 de março, para além das cerimónias oficiais já referidas, haverá inúmeras actividades a decorrer pela cidade. Assim, das 9h30 às 18h00, os mais afoitos podem experimentar torre de escalada e rappel, bem como slide sobre o rio Nabão, tudo isto centrado na Zona Desportiva. No Convento de Cristo, há animação do castelo pela Escola de Artes Medievais de Tomar às 11 e às 15 horas e visitas guiadas às 11 e às 16 horas. Às 16h45, haverá ainda uma atuação do Grupo Cantar(es) Sénior Gualdim Pais.

As comemorações terminam no dia 5 de março, sábado. Durante a manhã, a partir das 9h30, na Quinta dos Pegões, freguesia de Carregueiros, realiza-se o Colóquio "Aqueduto do Convento de Cristo - Legado e Desafio(s)", uma iniciativa do grupo Amigos do Aqueduto do Convento de Cristo, que terá como oradores Jorge Custódio, Tiago Molarinho e Luís Mota Figueira. A participação é gratuita mediante inscrição pelo e-mail amigosdoaqueduto@gmail.com e sujeita à capacidade da sala, sendo seguida de uma refeição campestre e de visita a algumas nascentes do aqueduto. À tarde, pelas 16 horas, é inaugurada na Casa dos Cubos a exposição “Mensagem”, uma colectiva de artes plásticas sobre Fernando Pessoa, que ficará patente naquele espaço até 31 de março.
Às 17 horas, no Moinho da Ordem, será lançado o livro “A morada secreta de Ceres e Neptuno”, de Nuno Garcia Lopes, vencedor do Prémio Poetas Nabantinos e publicado pela chancela tomarense Gualdim Edições.