O Por Estas Bandas chega à sua 5.ª edição nos dias 9 e 10 de abril, em Cem Soldos, Tomar. O festival reúne concertos de música portuguesa, workshops, conferências, exposições e showcases,

O Por Estas Bandas convidou músicos, entidades instituições, organizadores dos principais festivais de música, produtores e agentes da comunicação social para integrar os painéis de três conferências onde serão abordados diferentes temas relacionados com a produção de música. O primeiro painel das conferências reúne Hélio Morais (Linda Martini), Tiago Nalha (Festival Indie Music Fest) e João Pedro Viana (Festival NOS Alive), para discutir “Comunicação e Imagem” de projectos artísticos no Auditório de Cem Soldos (dia 10 de abril, 15h), uma sessão moderada pela Rita Morgado (Bons Sons).
No mesmo dia, pelas 17h, são debatidas estratégias para gerir a evolução de projectos musicais, com base na experiência de Nuno Calado (Rádio Antena 3), Afonso Simões (Filho Único), Luís Varatojo (A Naifa), e Pedro Valente (Azáfama) num debate moderado por Jorge Guerra e Paz (Fnac). A relação entre o território e os eventos culturais é discutido no dia seguinte na conferência intitulada “Território e Festivais”, moderada por Rui Miguel Abreu (Revista Blitz) e assente participação de João Carvalho (Ritmos; Paredes de Coura), Hugo Ferreira (Omnichord),Márcio Laranjeira (Festival Milhões e Festa, Lovers & Lollypops) e Luís Ferreira (Bons Sons).

A programação inclui ainda a organização de dois workshops direccionados para pessoas com experiência musical, abordando os temas da criação musical :“Haus: Mais que uma banda”, dirigido por PAUS– e do papel da guitarra clássica na canção “A guitarra na canção”, dirigido por Luís Martins (Deolinda).