PUB

Santarém - "Criação & Linguagem" junta artistas e pensadores no Teatro Sá da Bandeira

O Teatro Sá da Bandeira (TSB), em Santarém, apresenta, de 07 a 14 de maio, a segunda edição do ciclo Criação & Linguagem, que reúne personalidades de diversas áreas de criação artística.

Tal como aconteceu na primeira edição, um conjunto de artistas foram desafiadas a convidar alguém com quem gostassem de "conversar, debater, discutir ou travar um duelo".

As duas primeiras conversas estão agendadas para 07 de maio, sendo que Sónia Baptista conversará, às 16h00, com Paula Sá Nogueira (do Teatro Cão Solteiro) sobre linguagem poética e linguagem performativa. Carla Oliveira falará, às 17h30, com o ilustrador André Letria e com o escritor Ricardo Henriques sobre "como se publica, escreve e desenha um livro para crianças", sendo estas convidadas a participar na conversa.

No dia 08 de maio, às 16h00, João dos Santos Martins convida o também bailarino e coreógrafo João Fiadeiro para uma conversa sobre "éticas de trabalho e desafios do discurso coreográfico" e, às 17h30, Valter Vinagre terá uma "conversa-espetáculo" intitulada "Quatro Sentidos" com o músico, pianista e compositor Filipe Raposo.

A conversa de Jorge Bruto com o locutor da Antena 3 Nuno Calado, sobre "rock'n'roll", vai acontecer no dia 14 às 16h00, encerrando o ciclo às 17h30 desse dia com Maria Sequeira Mendes a apresentar o cineasta André Godinho.

A iniciativa tem ainda outra vertente, sendo cada um dos convidados desafiado a fazer uma proposta para a agenda cultural da semana.

Assim, no dia 07, Sónia Batista apresenta no TSB a performance "In the fall the fox, e na queda raposar" e,

no dia seguinte, João dos Santos Martins protagoniza uma "conferência-performance-exposição" intitulada "Dança da crise ou talvez ele pudesse pensar primeiro e dançar depois ou como fazer coisas sem dança ou oldschool#40".

Numa parceria com o Cineclube de Santarém, no dia 11, serão apresentados três filmes de André Godinho, "La Chambre Jaune", "Ponto Morto" e "Fim da Fita", encerrando o ciclo com um "workshop de irreverência", por Jorge Bruto, no dia 14.

Ao longo da semana em que dura o ciclo, a proposta de Carla Oliveira, uma exposição de ilustrações de Catarina Sobral, "Cachimbos e Cartas de Amor", estará patente ao público, e, até ao final do mês, pode ser vista a exposição de desenhos de Jorge Feijão proposta por Valter Vinagre.

A iniciativa inclui ainda uma Feira do Livro, nos dias 07, 08 e 14, com a presença de editoras vocacionadas para o público infantojuvenil.