PUB

PUB

Sardoal - Teatro "Esta noite improvisa-se" no Centro Cultural Gil Vicente


O palco do Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, recebe, no sábado, 21 de maio, a peça de teatro "Esta noite improvisa-se", pelo Grupo de Teatro "Os Plebeus Avintenses", de Avintes, Porto.

A peça de teatro é uma tragicomédia baseada na obra "Esta noite improvisa-se" da autoria de Luigi Pirandello (prémio nobel da literatura em 1934).

Este espetáculo, enquadrado pelo GETAS com o apoio do Município Sardoalense, insere-se no Amar-Teatro 2016 – Mostra Nacional de Teatro da Federação Portuguesa de Teatro, que decorre até ao próximo dia 30 de maio, englobando a apresentação de 18 espetáculos de teatro por todo o país e resultando da participação de 22 grupos de teatro.

O bilhete tem o custo de três euros, podendo ser adquirido na bilheteira do Centro Cultural Gil Vicente no horário de funcionamento da mesma ou 45 minutos antes do início do espetáculo.

Sinopse de "Esta Noite Improvisa-se":
Em noite de estreia o Encenador apresenta uma proposta aos actores, minutos antes de abrir o pano: improvisar certas momentos do espectáculo que já estava preparada, tendo por base a história de uma família siciliana, a família La Croce.

Esta família é composta por uma mãe pouco galinha, um pai amante e boémio, quatro filhas “românticas e sentimentais aspirantes a rainhas”, aviadores profissionais com “asas curtas” e um o marido ciumento de uma delas, a mais delicada e apaixonada, que acaba por morrer de tristeza.
Espera o encenador que o público assista e aplauda este novo conceito de teatro confundindo a realidade com a ficção, a ficção com a realidade. O ser humano a tentar ser actor, o actor a tentar ser a personagem, a personagem a tentar por via do improviso ser algo diferente, amplo e perto da realidade determinada pelo encenador.

Até onde, encenador, actores, equipa técnica, conseguirão suportar as impaciências, sugestões e imprevistos, entre palco e plateia?