PUB

PUB

Constância: Pomonas Camonianas animam vila e perpetuam memória de Camões


De 9 a 12 de junho, Constância recebe as XXI Pomonas Camonianas, um evento cultural que pretende homenagear Camões e perpetuar a sua memória.

Todos os anos, pelo 10 de Junho, Constância celebra Camões realizando as Pomonas Camonianas. Das várias iniciativas destacam-se a realização de um mercado quinhentista, um espetáculo de teatro, pelo Fatias de Cá, uma prova de orientação noturna, a Feira de Antiguidades e Velharias, o Concurso de Pintura ao Ar Livre, o V Festival Hípico, o Fadoando (com Ana Lains, Mafalda Arnaut e Maria Ana Bobone), a taberna quinhentista.

Constância tem com Camões uma muito antiga e arraigada relação de afeto, fundada na plurissecular tradição de que o épico terá vivido na vila durante algum tempo, tendo escrito parte da sua produção poética naquela vila. Sobre as ruínas que o povo aponta como tendo sido as da casa que o acolheu, foi erguida a Casa-Memória de Camões que visa perpetuar a memória do poeta em Constância e transformar-se, a prazo, num Centro de Estudos Camonianos.

Feira de Antiguidades e Velharias
À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, no dia 10 de junho, a Praça Alexandre Herculano e a Avenida das Forças Armadas recebem uma Feira de Antiguidades e Velharias.

Contando com a participação de algumas dezenas de expositores oriundos de todo o país, a mostra pretende reunir objetos, peças e artefactos de valor artístico ou utilitário.

Concurso de pintura ao ar livre
"As cores de Constância"


No âmbito das XXI Pomonas Camonianas, irá realizar-se no dia 10 de junho o concurso de pintura ao ar livre “As cores de Constância”, promovido pelo Município de Constância em parceria com o com o pintor/professor Massimo Esposito.

Além de divulgar e promover o Concelho de Constância, esta iniciativa tem o objetivo de fomentar e dignificar a pintura como expressão artística, assim como os seus autores. Privilegiando-se neste concurso uma pintura viva, extemporânea, usando só os recursos tradicionais da pintura ao ar livre, com qualquer técnica e expressão, na representação das cores, reflexos, pormenores e paisagens da Vila, permitindo o contacto da população com esta forma de arte.

Durante a manhã os participantes farão a creditação no Posto de Turismo, podendo desde logo iniciar os trabalhos a concurso em qualquer ponto da vila, tendo que os finalizar e entregar no mesmo local até às 18h00.

Os trabalhos de todos os participantes estarão expostos na zona ribeirinha e serão avaliados por um júri que atribuirá, pelas 19h00, aos três melhores trabalhos prémios monetários, sendo o primeiro prémio no valor de 750 euros, o segundo prémio no valor de 350 euros e o terceiro prémio no valor de 150 euros. Esta exposição de trabalhos estará patente ao público até às 21h00.

Para mais informações sobre o concurso de pintura devem os interessados, contactar o Posto de Turismo, através do telefone 249 730 052 ou via correio eletrónico para turismo@cm-constancia.pt.

Prémios do concurso de fotografia Retratos da Festa entregues nas XXI Pomonas Camonianas

O Município de Constância continua a promover e a estimular a atividade fotográfica através do Concurso de Fotografia "Retratos da Festa", uma iniciativa que faz parte do programa da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem / Festas do Concelho e que pretende promover o gosto pela fotografia e divulgar a bicentenária Festa do Tejo e do Zêzere.

Foram dezenas as fotografias a concurso, nas categorias a cores e a preto e branco. Os prémios atribuídos aos vencedores do concurso, que têm valores para o 1.º lugar, 150 euros, para o 2.º lugar, 100 euros e para o 3.º lugar, 75 euros, serão entregues por ocasião das XXI Pomonas Camonianas, no dia 10 de junho, na Casa Memória de Camões, às 16h15.

Os trabalhos que estiveram a concurso, poderão ser apreciados na exposição que estará patente ao público nos dias 10, 11 e 12 de junho, das 16h00 às 19h00, na Casa Memória de Camões.

Fadoando: Ana Laíns, Mafalda Arnauth e Maria Ana Bobone 

num espetáculo único 
No dia 11 de junho, Constância recebe Fadoando, um concerto em que Ana Laíns convida Mafalda Arnauth e Maria Ana Bobone. Integrado também nas XXI Pomonas Camonianas, o concerto está agendado para as 22h00, no Anfiteatro dos Rios.

A Fadoando é uma associação cultural sem fins lucrativos, que nasce da convicção da cantora Ana Laíns, sobre a necessidade de fundir o conceito de Cultura com Filantropia e Eu Colectivo. Todos os dias dezenas de cantores, músicos, e artistas de uma forma geral, são convidados a cantar graciosamente pelas mais diversas causas. Porém, e numa altura em que as necessidades de todos se confundem, a mentora do projeto não considera justo que a comunidade artística portuguesa deva oferecer o que tem para vender, e que é, de resto a sua forma de sustento. Complementando esta ideia, Ana Laíns refere «cultivar pessoas, é principalmente, educá-las, sensibilizá-las e torná-las melhores seres humanos. A arte é o alimento da alma. Uma alma bem “alimentada” , é uma alma com maior capacidade para co-habitar, partilhar e respeitar o conceito de Eu Colectivo, ou cuidado com os outros!».

A prova de Orientação Noturna decorre a 9 de junho, às 24h, no Parque Ambiental de Santa Margarida.

Uma noite, um mapa, um grupo de amigos, boa disposição e um desafio de tirar o fôlego, são os ingredientes para descobrir ou redescobrir alguns dos mais interessantes locais do concelho e concelhos limítrofes. Ao som dos animais noturnos, do vento a soprar por entre as ramadas, das folhas secas que estalam a cada passo, e dos rios e ribeiras que correm vagarosamente para o mar, estes são os ingredientes para uma agradável noite de aventura.

Normas da Prova de Orientação Noturna
Ficha de Inscrição
Autorização