PUB

PUB

Tomar - 32 mil pessoas festejaram os 10 anos do festival Bons Sons

Carminho atuou no domingo, 14 de agosto. Foto: Bons Sons  
"Esta aldeia é linda, parece ter sido tirada de um filme". Foi com esta afirmação que Carminho terminou o concerto no festival Bons Sons, no passado domingo, 14 de agosto.

Assim como a fadista, também todos os outros músicos que passaram pela aldeia de Cem Soldos, em Tomar, ficaram deslumbrados com o festival, as suas gentes e toda a sua envolvência que tão bem carateriza o Bons Sons.

O festival começou em 2006 como
um evento bianual, mas a partir de 2014, a afluência de público e a dinâmica da aldeia permitiu e consentiu que o festival se realizasse anualmente. Depois de seis edições, 192 concertos e 17.300 visitantes, este ano, a “aldeia” atingiu um novo marco.

Na edição em que comemorou o seu 10.º aniversário, o festival Bons Sons, que decorreu de 12 a 15 de agosto, recebeu 32 mil visitantes, de acordo com os dados da organização.

Nos quatros dias aconteceram 50 concertos nos palcos localizados em vários pontos da aldeia, que envolveram 204 músicos, entre os quais Carminho, Deolinda, Cristina Branco, Kumpania Algazarra, e muitos outros músicos, todos portugueses e alguns ainda pouco conhecidos do grande público.

À música juntaram-se outras iniciativas para toda a família, pois este é um festival que abrange todas as faixas etárias. Crianças, e até mesmo bebés, convivem harmoniosamente com os mais velhos, os anciãos da aldeia, que por estes dias não se incomodam de ver o seu território ocupado por estranhos oriundos de todo o país.

Projectos de artes sonoras, artes plásticas, música para crianças, contadores de histórias, ateliers de instrumentos musicais tradicionais, performance, arquitectura, artesanato entre outras tantas manifestações culturais espontâneas que contribuíram para mais uma edição de sucesso do Bons Sons.

Há 10 anos houve uma Aldeia que teve um sonho e que acreditou que a música portuguesa seria o móbil de um evento especial que alavancou outros tantos projectos de desenvolvimento local.

Cem Soldos é a Aldeia que marca a história da cultura em Portugal. Os cem-soldenses são os operários dessa transformação e que abrem generosamente as portas da sua aldeia e dos seus corações para receberem da melhor maneira músicos e público que partilham o encanto pelo Bons Sons.

Em 2017, haverá uma nova edição, haverá Bons Sons e haverá uma comunidade que se une com um mesmo objetivo: contribuir para os vários projetos sociais da aldeia.

Texto e fotos: André Lopes
Cristina Branco apresentou o novo disco "Menina", a ser lançado a 16 de setembro
White Haus no palco Eira
Best Youth
Danças Ocultas com a Orquestra Filarmonia das Beiras