PUB

PUB

Mação/Pereiro - Capital das Ruas Enfeitadas ornamenta-se com flores de 23 a 28 de agosto

O Pereiro de Mação volta a promover as Ruas Enfeitadas, entre 23 e 28 de agosto, estando a ser ornamentadas 24 ruas e largos da aldeia.

Segundo a Associação Desportiva e Cultural do Pereiro, organizadora da iniciativa, o presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, vai estar presente na inauguração do evento, que terá lugar ao final da tarde da próxima terça-feira, dia 23.

 A quase totalidade das ruas e largos da aldeia vai estar ornamentada com as mais variadas cores e feitios, de acordo com a vontade e escolha dos seus moradores. Os céus das ruas vão tornar-se autênticos jardins suspensos que vão maravilhar os naturais e forasteiros.

Muitas novidades estão reservadas para a edição de 2016. Embora muitas delas estejam no segredo dos deuses (os moradores das ruas), a organização decidiu revelar algumas.

No Largo do Arraial, o maior largo da aldeia, será montado um guarda-sol gigante multicor. Terá seis metros de altura e trinta de largura. Debaixo dele caberão cerca de duas mil pessoas que, dessa forma, se poderão abrigar do muito calor previsto para essa altura. Pensa-se que será o maior guarda-sol jamais montado com flores artificiais em todo o mundo.

Este ano, haverá também uma rosa gigante, que vai ser montada, suspensa no ar, junto à sede da Associação do Pereiro. Tem dois metros de largura e 1,50 m de altura e para a sua confeção foram necessários vários meses a fazer mais de 5.000 flores artificiais…

Na sexta, sábado e domingo haverá tasquinhas com o melhor da gastronomia local e muita animação no recinto das festas. Os bailes prolongam-se pela noite dentro, terminando já com o sol a nascer… O ponto alto dos festejos, no domingo, é constituído pelas cerimónias religiosas com missa solene e a grandiosa procissão com a padroeira da aldeia, Nossa Senhora da Saúde, transportada simultaneamente por dezasseis pessoas, a percorrer as ruas enfeitadas, constituindo momentos de muita fé e emoção.

Para visitar as ruas enfeitadas a entrada é livre.



Fotos de 2014 e 2015: André Lopes