Em maio de 2014 apresentaste o disco "Fado no Sorriso", no Centro Cultural Gil Vicente. Como é regressar ao Sardoal, agora num concerto integrado nas Festas do Concelho?
É muito empolgante por diversos motivos... Adoro e admiro a Vila Jardim, onde cada rua, cada edifício e cada pessoa tem o seu encanto, e todas essas conjugações são perfeitas para tornar o meu fado ainda mais fado. Desde o concerto do "Fado no Sorriso", em que a Câmara de Sardoal me ofereceu um apoio enorme em toda a logística, que tentei retribuir com um espetáculo simples, humilde e elegante. Penso que este concerto, integrado nas Festas do Concelho, é o colher dos frutos do profissionalismo e responsabilidade, que me acompanha como pessoa e como fadista. Agradeço, desta forma, a apreciação e confiança no meu trabalho.
O concerto vai ser especial por variados motivos. Um deles é a localização do palco, que vai ser a varanda da Câmara Municipal de Sardoal. Que expectativas tens para o concerto?
![]() |
Em 2014 Joana Cota apresentou "Fado no Sorriso" em Sardoal (Foto: André Lopes) |
Como vai ser o concerto? Uma mescla de músicas originais e versões?
O fado tem uma história tão rica, recheada de músicas e poemas tão bonitos, que é de todo impossível fugir aos clássicos que já foram construídos e que se mantém bem presentes na história do povo português. O disco "Fado no Sorriso", como meu cartão de visita, foi precisamente produzido dentro desta ideia... apresentar a minha voz, através daquilo que o público tão bem conhece, mas vincando o meu jeito fadista.
Contudo, tendo eu a minha veia poética, não poderia deixar de apresentar alguns originais próprios, que têm por base o fado tradicional, bem como o "hino" do projecto que dá nome ao concerto: "O Fado Sai à Rua". Trata-se de uma marcha, com poema e música de minha autoria.
Artisticamente, no fado, até onde é que queres ir?
No fado, eu quero ir até onde este me deixar. Atualmente, profissionalizei-me nesta área, e quero crescer mais e mais como fadista. O fado tem muito para me dar, e eu quero ter também muito para dar ao fado.
Faço este ano 10 anos de fado, e tenho a consciência de que ainda pouco sei. Trabalho muito, todos os dias, pois só com trabalho se cresce e se evolui. E vamos vendo esse trabalho dando frutos... Contudo, sou muito realista, pelo que vivo um dia de cada vez, com um passo do mesmo jeito, pois um passo bem calcado, torna o caminho mais firme. É neste caminho que vão aparecendo as pessoas certas, que acreditam em nós, no nosso talento, e nos dão estes "miminhos" como a oportunidade de mostrar ao público aquilo que valemos.
Página oficial no Facebook: www.facebook.com/joanacotafadista