Tomar - Dezenas de pessoas para ouvir Valter Hugo Mãe, o escritor imprudentemente poético


A Biblioteca Municipal de Tomar viveu uma noite literária, na última terça-feira, a 6 de dezembro, com a presença de Valter Hugo Mãe, um dos mais conceituados escritores portugueses contemporâneos.

Numa conversa guiada pela professora Hermínia Sol, o romancista abordou várias questões relacionadas com a sua obra mais recente, “Homens imprudentemente poéticos”, mas também sobre curiosidades dos leitores que, depois da apresentação, puderam expor as suas perguntas interagindo com o escritor. Para o fim da sessão ficou reservada uma sessão de autógrafos. 

O romance, que tem sido muito bem recebido pela crítica e pelos leitores, retrata-nos um Japão antigo em que um artesão e um oleiro vivem uma vizinhança inimiga que, em avanços e recuos, lhes muda as prioridades e, sobretudo, a capacidade de se manterem boa gente. A inimizade, contudo, é coisa pequena diante da miséria comum e do destino. Conscientes da exuberância da natureza e da falha da sorte, o homem que faz leques e o homem que faz taças medem a sensatez e, sobretudo, os modos incondicionais de amarem suas distintas mulheres.