PUB

PUB

Médio Tejo - Festival Materiais Diversos regressa de 14 a 23 de setembro


O festival Materiais Diversos (fMD) regressa de 14 a 23 de setembro para celebrar nove anos de um programa dedicado às artes performativas, onde dança, teatro e música são roteiros a seguir desde a vila de Minde, no concelho de Alcanena, até à cidade do Cartaxo.

“Gatilho da Felicidade” de Ana Borralho & João Galante é o espetáculo confirmado para a abertura do fMD 2017 e fará subir ao palco do Cineteatro São Pedro, em Alcanena, 15 jovens protagonistas de um jogo de perguntas sobre a ideia de felicidade, a forma como esta varia de pessoa para pessoa, é influenciada ou desformada pelo consumismo e a cultura de massas.

O programa do festival vai reunir um programa intenso de espetáculos, dois dos quais em estreia absoluta; dinamizar a Comunidade Artística Emergente, com formação alternativa para estudantes oriundos de várias escolas do país; promover Aulas Diárias a cargo dos artistas participantes e abertas ao público; múltiplos encontros temáticos e as desejadas Noites Longas, onde a música tomará o palco e a pista de dança em parceria com o Festival Bons Sons.

O fMD é Minderico, nasceu em 2009 na vila de Minde e a partir daí expandiu-se a outras localidades das regiões do Médio Tejo e Lezíria, onde se dedica a explorar a diversidade do território das artes performativas e do próprio país. O festival leva a populações e palcos fora dos grandes centros urbanos uma seleção cuidada de projetos artísticos nas áreas da dança, teatro e música, assinadas por jovens criadores e artistas consagrados, portugueses e estrangeiros. É pioneiro na promoção do acesso à criação e descentralização artística, afirma-se um cartaz contemporâneo dos territórios onde programa e um evento obrigatório no calendário cultural português, com mais de 120 espetáculos, 790 artistas e 52 mil espetadores envolvidos nas suas oito edições.